Vamos

Região de Coimbra com 8 “delícias” nas 7 Maravilhas de Portugal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-07-2021

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal reforça junto dos portugueses a importância de se experimentar Portugal como o “Melhor País do Mundo para Comer”, quer pelos restaurantes, quer pelas cozinheiras e cozinheiros criativos, quer pela qualidade da nossa produção. Da região de Coimbra estão oito “delícias” a concurso.

PUBLICIDADE

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e duas regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias.

Da região de Coimbra existem oito “delícias” a concurso, com Coimbra a ser representada pelo Gaspacho de Tomate e Cavala e ainda pela Salada Quinta das Lágrimas da autoria de Vítor Dias do restaurante Arcada.

PUBLICIDADE

O concelho de Penela é o que leva mais pratos da região a concurso, totalizando três – sendo eles a Chanfana de Javali e Migas e a Costeleta de Sardinha e Salada de Grão da autoria de João d’Eça Lima do restaurante Xisto e a Salada de Quinoa com Vinagrete de Noz da autoria de Carlos Cardoso do restaurante ViRiDi.

Cantanhede e Montemor-o-Velho também vão competir com o Arroz de Robalo Selvagem de Cristina Veiga & Pedro Guerra do restaurante Marquês de Marialva e com a Queijada Afonso de Natália Cavaleiro do restaurante Afonso, respetivamente.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o concelho da Mealhada, vai levar a concurso o Leitão 3 Andamentos da autoria de José Capela do restaurante Rei dos Leitões.

Os candidatos estão organizados a partir de 7 Categorias, que expressam as várias opções de iguarias da nova Gastronomia, tendo em conta não só a tradição que temos em Portugal, mas colocando igualmente nos pratos da balança, novas opções gastronómicas, que traduzem as escolhas de segmentos da população cada vez mais alargados e onde se afirma uma preocupação cada vez mais notória com a saúde pública e com a sustentabilidade alimentar. Entendendo-se por iguarias a comida requintada e saborosa, por extensão, qualquer comida bem confecionada. As categorias a concurso são: Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

“10 Anos depois da emblemática eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia onde honrámos a tradição do nosso receituário, Portugal mudou, e fez evoluir a sua Gastronomia baseada na nossa tradição culinária e na riqueza e frescura dos produtos dos nossos territórios.” explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

“Em 2021 vamos eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde observamos novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar. Desde sempre que os Portugueses valorizaram o “estar à mesa”. As nossas cozinheiras e cozinheiros de “mão cheia” alimentaram essa tradição de comer bem em casa, e fizeram-se depois, estrelas dos restaurantes únicos que encontramos por todos os cantos de Portugal, como em mais nenhum outro lugar do mundo.” acrescentou.

As 140 Iguarias Finalistas Regionais serão apresentadas amanhã, 8 de julho, por Sónia Araújo e José Carlos Malato, a partir da Maia, numa emissão da RTP 1, à qual se junta a repórter Rita Belinha e que pode ser acompanhada ao longo do dia.
A partir de 12 de julho terão lugar as respetivas eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em direto na RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados sete candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas. Também a partir desta data estará à venda, em banca com o Jornal Público e nos Postos de Abastecimento Cepsa, o Guia Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia para nos levar à descoberta dos novos sabores de Portugal.

A 1ª edição será sobre as 140 iguarias de 140 chefs, que participam no concurso, com 140 harmonizações de vinho, que vão “surpreender e “deliciar. O Conselho Científico é um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo.

As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia contam com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Escola do Turismo de Portugal, Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico (RIPTUR), Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério da Economia e Transição Digital, RTP – televisão oficial, SICAL – café oficial, CEPSA – Rede de Postos de Abastecimento e Gás Oficial, MATINADOS – Ovos Oficiais, ALTICE PORTUGAL – Parceira Tecnológica, VISTA ALEGRE Troféu Oficial e ainda BRAGARD – Jaleca Oficial como membros do Conselho Científico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE