Coimbra

Região de Coimbra celebra a mulher através da cultura (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-10-2022

Os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vão celebrar a cultura, num programa que, de outubro a dezembro, vai homenagear a mulher.

PUBLICIDADE

Apresentada esta terça-feira, no Café Santa Cruz, em Coimbra, a programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e os Lugares” pretende levar a cultura a todos os concelhos, sobretudo àqueles que, como explicou o vice-presidente da CIM, Raul Almeida, se encontram mais distantes ou que por serem mais pequenos “não conseguem ter acesso a este tipo de espetáculos”.

A Região de Coimbra vai assistir, assim, nestes três meses, a uma grande concentração de espetáculos, que vão dos cruzamentos artísticos e multimédia, à residência artística e à bolsa de intercâmbio de projetos culturais.

PUBLICIDADE

publicidade

Da vasta oferta, destaque para o evento “40 anos, 40 concertos, 19 personalidades femininas”, promovido em parceria com o Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra. De acordo com o presidente da direção, Paulo Oliveira, este programa foi idealizado por ocasião dos 40 anos do Coro mas, devido à pandemia, só agora pode ser concretizado. Para além dos 19 espetáculos – um em cada um dos concelhos da CIM Região de Coimbra –, vai ser homenageada uma mulher em cada um destes municípios, que será referenciada pelas respetivas autarquias. A vertente ambiental também se junta à arte, com a direção do Coro a desafiar a comunidade a plantar uma árvore nestas localidades.

Este projeto cultural em rede consubstancia o Programa Intermunicipal para a Valorização dos Recursos Patrimoniais, Culturais e Turísticos e assume comos objetivos centrais valorizar a criação artística existente no território, promover a criação de novos públicos para as artes e para a cultura e potenciar relações de pertença entre as comunidades locais e o património.

PUBLICIDADE

Para a CIM Região de Coimbra, este programa tem uma missão importante na valorização e preservação da memória coletiva e do património da região, assim como contribui para a sua promoção em termos do turismo histórico-cultural.

Esta programação em particular tem um foco muito especial no papel da mulher, procurando contribuir para a sua valorização. Durante a apresentação do evento, a diretora regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, lamentou que exista ainda tanta desigualdade de género na arte e lembrou que todos têm responsabilidades no reconhecimento do papel da mulher na sociedade, nas suas múltiplas valências. Considera que é preciso valorizá-las cada vez mais e deixou o desafio para que surjam mais projetos que possam trazer maior visibilidade ao trabalho que desenvolvem.

O programa vai decorrer de 21 de outubro a 17 de dezembro. A estreia acontece na Mealhada.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE