Coimbra interage com Proteção Civil Galega

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-03-2018

 

PUBLICIDADE

Conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, gestão e prevenção florestal da Junta da Galiza, a fim de permitir adquirir novas metodologias de preparação e intervenção possíveis de replicar no território da Região de Coimbra, é o objetivo da presença de uma comitiva da CIM Região de Coimbra no país vizinho.

foto 6

PUBLICIDADE

publicidade

O Diretor Geral de Emergências e Interior da Galiza, Luís Menor, acompanhou hoje, terça-feira, a visita dos Autarcas da Região de Coimbra às instalações da Academia Galega de Segurança Pública e ao Centro Integrado de Assistência à Emergência.

Durante a visita à Academia Galega de Segurança Pública, a comitiva chefiada pelo Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde recolheu informação sobre o funcionamento do sistema proteção civil e emergência da Galiza, bem como a resposta que esta região espanhola está a dar aos incêndios de Outubro de 2017, que também afetaram este território.

PUBLICIDADE

Durante a tarde de hoje, terça-feira, a comitiva da CIM RC tem uma reunião com o Governo  da Galiza e com a Associação de Autarcas Galegos por forma a concertar estratégias e medidas de resposta aos incêndios florestais.

foto grupo galiza

Recorde-se que após os incêndios florestais de outubro de 2017, o Governo galego anunciou um pacote com 33 medidas de resposta à grave situação que faz parte da agenda do encontro de trabalho.

O programa da visita dos Autarcas da Região de Coimbra dá particular atenção à recuperação de áreas ardidas, prevenção de incêndios florestais e ao conhecimento do modelo de autonomia de proteção civil da região da Galiza, num exaustivo programa de reuniões, entre outros, com María Luz Macho, Subdirectora Geral de Meteorologia e Alterações Climáticas e Tomás Fernández-Couto, Diretor Geral do Ordenamento Florestal .

Inclui, ainda, encontros com o Vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, a Conselheira do Meio Rural, Ángeles Vázquez, o Director da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, José Lago, a Subdirectora da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, Graça Marques, o Administrador da Agência Galega de Emergências, Marcos Araújo e Nava Castro, Diretora do Turismo da Galiza.

Alfonso Villares, Alcalde de Cervo e primeiro vice-presidente da Federação Galega de Municípios e Províncias, José Miñones, Alcalde de Ames, Xosé Luis García, Alcalde de Brión, Andrés Díaz Sobral, Alcalde de Ponte Caldelas, e Fernando Suárez, Alcalde de Ribadeo, acompanharam a visita dos autarcas da Região de Coimbra à Agência Galega de Emergências.

foto 4 (1)

A visita da delegação da CIM Região de Coimbra à Galiza surge na sequência dos incêndios florestais ocorridos em 2017 e que destruíram cerca de 122 mil hectares de área florestal, sendo esta região espanhola um exemplo de boas práticas nos domínios da proteção civil, gestão e prevenção de fogos florestais.

A comitiva da CIM RC presente na Galiza é constituída, além do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a comitiva integra os vice-presidentes da CIM RC, José Carlos Alexandrino e Brito Dias, respetivamente, Presidente da CM O. Hospital e Presidente da CM Pampilhosa da Serra, o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal, Jorge Brito, os Presidentes da CM Arganil, Luís Paulo Costa, CM Cantanhede, Helena Teodósio, CM Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, CM Góis, Lurdes Castanheira, CM Lousã, Luís Antunes, CM Mealhada, Rui Marqueiro, CM Mira, Raúl Almeida, CM Miranda do Corvo, Miguel Baptista, CM Mortágua, Júlio Norte, Luís Matias, CM Penela, Humberto Oliveira, CM Penacova, Mário Loureiro, CM Tábua, João Henriques, CM VN Poiares,  bem como os vereadores da CM Soure, Américo Nogueira, CM VN Poiares, Artur Santos, CM Lousã, Ricardo Fernandes, CM Montemor-o-Velho, Décio Matias, CM Lousã, Rui Lopes e a vereadora da CM O. Hospital, Teresa Dias, o Chefe de Gabinete da Presidente da CM Góis, António Gonçalves, o Adjunto do Gabinete do Presidente da CM Montemor-o-Velho, Rui Santos e o coordenador da Proteção Civil da CM Oliveira do Hospital, José Carlos Marques.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE