Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Região Centro com nova unidade de rastreio de cancro para recuperar dos atrasos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-02-2022

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) assinalou o Dia Mundial do Cancro com a inauguração, esta manhã, no Centro de Saúde de Pombal, de uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama.

PUBLICIDADE

Trata-se do nono equipamento, num investimento de cerca de 350 mil euros.

Natália Amaral, secretária-geral da Direção do LPCC.NRC realça que “o cancro da mama é um relevante problema de saúde, é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo e pretende-se com o rastreio fazer um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, permitindo assim tratamentos menos mutilantes e menos traumatizantes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta nova unidade, adicional às que estavam já em funções, pretende reforçar a recuperação dos atrasos de diagnóstico decorrentes do encerramento do rastreio durante 3 meses, em 2020, e de alguma dificuldade de normalização posterior, adianta a responsável, acrescentando que “neste momento a atividade de rastreio de cancro de mama esteja normalizada, urge resolver os atrasos entretanto verificados num mais curto prazo de tempo”.

Já Rosa Reis Marques, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) refere que “a cobertura regional do rastreio do cancro da mama sofreu, em 2020, um decréscimo acentuado. Em 2019 cifrava-se em cerca de 67%, enquanto que em 2020 caiu para cerca de 46%. 2021 foi um ano de recuperação, a coberttura do rastreio do cancro da mama na Região Centro subiu para cerca de 60%”, conclui.

PUBLICIDADE

“Por cada 100 mulheres elegíveis, 60 foram rastreadas, trata-se de uma clara tendência de recuperação dos valores pré-pandémicos”, frisa a presidente da ARSC.

A cerimónia de inauguração de uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama, destinada à Região Centro, decorreu, esta sexta-feira, no Centro de Saúde de Pombal e contou com os discursos de Natália Amaral, secretária-geral da Direção do LPCC.NRC, Rosa Reis Marques, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro e do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com