Refugiados da Fundação ADFP participam em documentário

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-12-2017

A produtora independente Kintop visitou a Fundação ADFP no âmbito do seu novo documentário intitulado “Viagem ao Sol”.

PUBLICIDADE

hugo vaz, ansgar scheffer, susana sousa dias, elsa sertório e mário espada

Este projeto pretende estabelecer um paralelismo entre o acolhimento de cerca de cinco mil crianças austríacas por famílias portuguesas nos anos 1948 a 1953 e o acolhimento de refugiados em Portugal na atualidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O Técnico Hugo Vaz conduziu a equipa de reportagem pelas várias valências da Fundação e respondeu às várias questões da realização sobre o trabalho desenvolvido no acolhimento e instalação de refugiados. A entrevista e a filmagem para recolha do testemunho de vida, do casal de refugiados de guerra, acolhido pela instituição decorreu no passado dia 30 de novembro de 2017.

O co-realizador do documentário Ansgar Schaefer declarou-se “estou impressionado com a dimensão do trabalho desenvolvido na Fundação ADFP, a variedade de áreas abrangidas, mas sobretudo quero realçar a humanidade das relações que são estabelecidas com os utentes ou hóspedes”.

PUBLICIDADE

A equipa de produção foi unâmine em dar ênfase a um fator diferenciador da Instituição “Chamou-nos a atenção, de facto, o esforço desempenhado para colocar as pessoas ao mais alto nível possível de autonomia, nomeadamente inserindo-as em órgãos de direção, dando-lhes tarefas de responsabilidade ou a possibilidade de se dedicarem a ofícios e trabalhos manuais”.

O Germânico e restante equipa acrescentam “Eis uma prova de que é possível lidar com quem precisa de ser ajudado, ultrapassando as fronteiras da caridade e do assistencialismo”, concluiu Ansgar Schaefer, co-realizador a par de Susana Sousa Dias, numa equipa que contou ainda com a produtora Elsa Sertório e o técnico de som e imagem, Mário Espada.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE