Região

Rede Terras da Chanfana promove espetáculos de dança com pessoas com deficiência

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 21-11-2022

A rede cultural Terras da Chanfana vai promover três espetáculos de dança que incluem pessoas com deficiência ou incapacidade, em Vila Nova de Poiares, Lousã e Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

O projeto “Baila com Todos” resulta de um trabalho feito “com pessoas com deficiência ou incapacidade” e é apresentado no sábado em Vila Nova de Poiares, a 03 de dezembro, na Lousã, e a 09 do mesmo mês, em Miranda do Corvo, afirmou hoje a rede Terras da Chanfana, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A iniciativa, que assume a dança “como elemento agregador e sinónimo de inclusão social”, procura “promover a experimentação, a criação, a inovação artística e a inclusão social”.

PUBLICIDADE

Em “Baila com Todos” participam “pessoas com deficiência ou incapacidade, institucionalizadas ou não”, com o trabalho desenvolvido a resultar em três espetáculos de dança adaptada, “que permitem desenvolver a expressão corporal, a exploração do espaço e as técnicas de controle do corpo e do movimento”.

“Para além dos objetivos artísticos e do seu valor cultural intrínseco, o espetáculo visa também contribuir para a sensibilização para equidade e para o respeito pela diferença e pelo diferente, estimulando a mudança de atitudes face aos preconceitos e à discriminação”, realçou a Terras da Chanfana.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto, que teve direção artística da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), contou com a participação do Grupo de Ballet de Vila Nova de Poiares, o Solar das Chãs, a fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, Miran’Arts – Academia de DAnça, e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Nova de Poiares.

As entradas para os espetáculos são gratuitas, mas requerem marcação prévia.

“Baila com Todos” está inserido na programação realizada pela rede cultural Terras da Chanfana, que abrange os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE