Coimbra

Reconhecimento do Diligência Bar avança para consulta pública

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-05-2022

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou hoje por unanimidade a proposta para o eventual reconhecimento do estabelecimento “Diligência Bar / Casa de Fados”, na Baixa da cidade, como entidade de interesse histórico e cultural ou social local. A decisão vai agora ser submetida a um período de consulta pública, de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final e aprovado o reconhecimento. Até ao momento, a autarquia já reconheceu 22 entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

PUBLICIDADE

O “Diligência Bar / Casa de Fados”, sito na Rua Nova, na Baixa de Coimbra, remonta ao ano de 1972. Desde então manteve uma atividade ininterrupta, preparando-se para assinalar este ano o 50º aniversário. Assim, este reconhecimento pode ser um passo fundamental para o garante da continuidade deste histórico estabelecimento.

Segundo a informação técnica da Divisão de Gestão Urbanística Centro que será analisada na Reunião de Câmara, o Diligências é “uma casa de referência desde a sua génese, um bastião de tertúlias e de lutas contra o regime, tendo sofrido consequências (à época) por ter assumido esse mesmo papel”. “Continua hoje a ser um local de encontros, exposições e convívios. É, também, o único espaço localizado na zona histórica da baixa da cidade que se encontra em funcionamento após as 23:00. Um local de identidade própria que alimenta a cidade com concertos, espetáculos musicais, de poesia, assim como exposições de arte com diversos pintores e artistas plásticos da cidade. É um local de reuniões espontâneas, pré e pós Revolução 25 de Abril de 1974, espaço de criatividade e liberdade”, acrescenta a informação.

PUBLICIDADE

publicidade

O facto de ser a “casa de fados mais antiga de Coimbra” é outro dos aspetos evidenciados na informação técnica, que sustenta o eventual reconhecimento do estabelecimento. Também o “look e decoração peculiar” do espaço, com destaque para as paredes em que foram “utilizadas centenas de pedras provenientes das pedreiras de Ançã” são sublinhados.

“O Diligência é um nome simbólico na cidade; é um local de ‘peregrinação’ diária por parte de residentes da Baixa e imediações, assim como um local de visita de turistas, estudantes e novos residentes”, conclui a informação.

PUBLICIDADE

Este estabelecimento preenche, assim, todos os requisitos que lhe permitem obter a denominação de “entidade de interesse histórico e cultural ou social local”, tais como, a título de exemplo, a longevidade, significado para a história local, função histórica, cultural e social, e existência como referência local, entre outros. A decisão será, agora, submetida a um período de consulta pública, de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final e aprovado o reconhecimento.

Recorde-se que a CM Coimbra disponibiliza uma ficha de candidatura para a instrução de processos de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, de forma a auxiliar os estabelecimentos ou entidades que pretendessem ver efetivado esse reconhecimento. O objetivo passa, pois, por simplificar o procedimento, para que os estabelecimentos que se enquadrem nas categorias previstas na lei, entre eles as repúblicas de estudantes de Coimbra e as lojas com história, possam desencadear, com maior celeridade e simplicidade, o seu processo de pedido de reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural ou social local.

 

Leia também:

Bar Diligência em Coimbra pode ter os dias contados – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE