Região

Reciclagem porta a porta poderá diminuir desperdício no Pinhal Interior (com videos e fotos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-05-2022

Copos de vidro, caixas de pizza ou escovas de dentes podem ser reciclados? Não. Mas “tudo o que puder ser reciclado tem valor. O que não for para o aterro pode ter uma vida nova.” Esta é a mensagem que o presidente da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte (APIN) reforçou hoje durante a apresentação do projeto piloto de recolha de recicláveis porta a porta, na Igreja Nova, freguesia das Lavegadas, Vila Nova de Poiares. Veja os videos e as fotografias no final deste artigo.

PUBLICIDADE

João Miguel Henriques, que preside à APIN e à Câmara Municipal local, acredita que a recolha ao domicilio dos resíduos para reciclar poderá traçar um futuro mais amigo do ambiente, no território da APIN. No entanto e para já, o projeto teste abrange as cerca de 200 pessoas da freguesia mais isolada do concelho de Vila Nova de Poiares. Numa segunda fase, que anseia poder vir a candidatar, a recolha ao domicilio de recicláveis poderá abranger os 11 concelhos que integram a empresa de ambiente.

“Disponibilizar a reciclagem de materiais às pessoas residentes na freguesia mais rural e mais distante “, que de outra forma teriam de os acumular e depois transportar para o ecoponto, não tão próximo das aldeias, é um dos objetivos do projeto, financiado a 85 por cento pelo POSEUR, num total de 90.000 euros e denominado “Reciclagem com Recolha à sua Porta, por uma Boa Causa”.

PUBLICIDADE

publicidade

Elisabete Pinheiro, técnica da APIN, apresentou os detalhes à população e explicou no final, em entrevista ao Notícias de Coimbra, que o processo de recolha porta a porta já se efetuava na zona industrial, mas através da candidatura aos fundos do programa operacional de sustentabilidade e ambiente, foi possível “adquirir uma viatura elétrica e chegar à população doméstica, em particular à mais rural”. 

“Criar valor aos objetos recicláveis” e “desviá-los do aterro”, ao mesmo tempo que se recriam materiais e outros objetos reciclados e reutilizados é o desígnio da ação, explicou Elisabete Pinheiro. Arranca dia 14 de junho a  distribuição gratuita dos sacos com as cores do papelão (azul), vidrão (verde) e plástico e metal (amarelo).

PUBLICIDADE

A recolha e também gratuita para a população que entrega os sacos cheios a uma equipa devidamente identificada, que vai ter contar com a ajuda de utentes da APPACDM, parceira no projeto.

Veja tudo sobre o projeto piloto nos diretos do Notícias de Coimbra.

 

 

Veja aqui 10 imagens da apresentação do projeto piloto da APIN

apin-reciclagem-porta-a-porta

Image 1 of 10

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE