Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Rastreio na Mealhada deteta precocemente anomalias auditivas e visuais em 280 estudantes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-11-2019
 

Um rastreio realizado pelo Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM), em parceria com a Câmara local e freguesias, permitiu detetar precocemente “anomalias auditivas e visuais” em 280 alunos das escolas do concelho, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O Programa de Rastreios Auditivos e Visuais foi realizado durante o ano letivo anterior, tendo abrangido alunos do 6.º, 7.º, 8.º e 9º. anos, bem como estudantes do ensino secundário e profissional (do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre).

Segundo dados divulgados hoje, foram realizados rastreios audiológicos a 948 alunos, tendo sido referenciados 13 alunos com problemas do foro auditivo. “Evidenciou-se um maior número de alunos identificados com problemas, a este nível, no 12.º ano”, refere fonte do HMM, citada pela autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito dos rastreios visuais, foram avaliados 876 alunos, tendo sido referenciados 265 alunos com problemas oftalmológicos.

“Assinalou-se um maior número de alunos com problemas visuais no 7.º ano de escolaridade. Neste âmbito, foram identificados quatro tipos de problemas específicos: erros refrativos – miopia (visão ao longe alterada), astigmatismo (visão desfocada) e hipermetropia (visão ao perto alterada) -, acuidade visual, alteração da visão cromática e alteração ao nível da visão em profundidade. Cento e dois alunos apresentavam problemas múltiplos e 164 com problemas singulares. No que respeita aos problemas singulares, há a destacar o erro refrativo”, resume a mesma fonte.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor clínico do HMM, Aloísio Leão, Os rastreios oftalmológicos foram, mais uma vez, um êxito, na identificação dos problemas que podem contribuir para o insucesso escolar, nomeadamente os erros refrativos, alteração da visão das cores e alterações da visão em profundidade”.

O médico sublinha que “os números apresentados evidenciam que as crianças em idade escolar nem sempre manifestam sintomas evidentes de patologia ocular, apesar de existir, e a correção destas situações contribui de forma decisiva para a melhoria do rendimento escolar, pela viabilização de uma intervenção atempada, num estádio inicial da doença”.

Os resultados obtidos a partir dos rastreios audiológicos mostram, por outro lado, que os problemas auditivos apresentam uma taxa de prevalência de 1,4%, e os problemas visuais uma taxa de prevalência de 30,3%, nas escolas básicas e secundárias da Mealhada.

Apenas 74 alunos são acompanhados por especialistas, representando apenas 26,6% dos alunos com problemas.

O Programa de Rastreios Auditivos e Visuais resulta de um protocolo entre Câmara da Mealhada, HMM e juntas de freguesia, que abrange ainda o programa “O Coração é a Razão”, centrado na prevenção e acompanhamento de idosos em risco de ter uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos.

A comparticipação da Câmara para os dois projetos é de 62.800 euros, cabendo a cada uma das juntas de freguesia 1.200 euros, num total de comparticipação de 70 mil euros. A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada desenvolve os projetos através dos profissionais do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM), que faz deslocar às escolas a Unidade Móvel de Saúde do HMM e respetiva equipa clínica.

“O HMM atingiu os objetivos a que se propôs”, refere Bruno Peres, diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinha os benefícios da deteção destes problemas e o impacto que poderá ter no percurso escolar das crianças e jovens. “Não há melhor investimento do que aquele que é feito na saúde e na educação e este é um programa que atua nestas duas vertentes”, conclui o autarca.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com