Cidade

Quer visitar Praças, Largos e Terreiros da Baixa de Coimbra?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-04-2017

Dando seguimento ao programa de visitas guiadas organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, iniciativa que tem suscitado o agrado dos munícipes e visitantes, com uma procura crescente, realiza-se no dia 20, pelas 15:00 a visita a  Praças, Largos e Terreiros.

PUBLICIDADE

69_exterior

A visita guiada a Praças, Largos e Terreiros da Baixa da cidade aborda aspetos ligados à arquitetura, à toponímia, às vivências e tradições populares, identificadores da cultura citadina de Coimbra.

PUBLICIDADE

Caracterizada por uma toponímia ligada às atividades económicas aí desenvolvidas, o tecido urbano da Baixinha mantém alguns padrões morfológicos das cidades medievais, organizada por largos, terreiros e praças, quarteirões irregulares, que permitiam não apenas os encontros casuais e de convívio popula, mas também a circulação de pessoas e a troca de mercadorias.

Esta visita tem como objetivo realçar a funcionalidade destes espaços urbanísticos, a sua arquitetura, a sua toponímia, a sua valorização enquanto espaços de fruição, avivando a memória de outros tempos, de estórias e personalidades que valorizam todo um património de excecional qualidade existente em Coimbra e menos conhecido turisticamente.
portagem

PUBLICIDADE

+ info: Local de encontro: Portagem (estátua de Joaquim António de Aguiar)

As visitas, gratuitas e com início às 15:00, realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30.

Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE