Cidade

Quer ser Padrinho da Cáritas?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-06-2014

 A Cáritas de Coimbra vai promover, no sábado, um programa cultural para “encontrar padrinhos” que ajudem crianças e jovens de dois bairros da cidade na aquisição de livros e material escolar para o próximo ano letivo.

PUBLICIDADE

“A educação é fundamental na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna”, disse hoje à agência Lusa o padre Luís Costa, presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra.

A iniciativa é destinada a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, residentes nos bairros da Rosa e Ingote, onde “já foram sinalizados” 45 potenciais beneficiários dessa ajuda (com um média de idades de 12 a 13 anos), assumida por cidadãos que venham a disponibilizar-se para o efeito.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há uma carência enorme na adolescência e na juventude”, ao nível dos apoios sociais, “e não há respostas efetivas”, disse Luís Costa, realçando a possibilidade de o projeto “Sementes de saber”, na sua terceira edição, contribuir para minimizar “esse vazio de intervenção”.

Em 2013, a Cáritas de Coimbra conseguiu 24 padrinhos, o que se traduziu no apoio a 40 crianças e jovens de 34 agregados familiares e num decréscimo de adesão em relação à primeira edição.

PUBLICIDADE

Em 2012, tinham sido ajudados 32 agregados familiares, por 50 padrinhos, um nível de solidariedade que, segundo a instituição, “deveu-se à excelente cobertura mediática” da iniciativa, que suscitou “apoios até de emigrantes portugueses no estrangeiro”.

“Este ano, precisaremos de muitos padrinhos, pois haverá poucas pessoas com capacidade financeira para apoiar sozinhas uma criança”, disse outra fonte da Cáritas Diocesana, indicando que “normalmente, por criança, são necessários entre 150 e 300 euros” em cada ano letivo.

No sábado, na praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, o programa começa às 09:30, com um momento musical de saxofone.

Outras músicas, magia, batuques e danças completam o cartaz, que conta com a participação de diversos artistas e grupos, encerrando às 17:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE