Saúde

Quer melhorar a sua saúde? Quiosque do Bem-Estar em Eiras pode ajudar (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-10-2022

O Quiosque do Bem-Estar no Centro Comunitário S. José, sediado no Bairro da Rosa, em Eiras, foi inaugurado esta tarde, 28 de outubro, com o objetivo de interligar a área da saúde com a área social ajudando assim a comunidade.

PUBLICIDADE

O objetivo passa por criar um espaço aberto à população, onde qualquer pessoa possa encontrar informações sobre como melhorar o seu bem-estar, como nas áreas da Audiologia, Dietética e Nutrição, Fisioterapia farmacêutica e Saúde Ambiental. Ricardo Figueiredo Sousa, diretor técnico do Centro Comunitário S. José, dá como exemplo “o caso da parceira do projeto, a Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra, que vai trazer os estudantes e professores aqui ao bairro para poderem trabalhar nas suas áreas e assim contribuir de alguma forma”.

O Quiosque do Bem-Estar é “uma mais-valia para a comunidade, pela proximidade e pela descentralização dos serviços que apresenta. Pretende dar resposta às necessidades das pessoas “, disse ao NDC o diretor técnico do Centro Comunitário S. José, Ricardo Figueiredo Sousa, acrescentando que espera que este projeto seja “uma referência e que possa ser replicado”.

PUBLICIDADE

publicidade

A comunidade do Bairro da Rosa e o Bairro do Ingote foram as escolhidas para lançar este projeto devido ao equipamento da Cáritas de Coimbra que se encontra no Centro Comunitário S. José. Mas, o desejo, segundo o diretor técnico daquele centro comunitário, é que o projeto se alargue a outras comunidades.

O Quiosque do Bem-Estar surge no âmbito do Plano de Ação do projeto EU_SHAFE, estando a ser implementado no Centro Comunitário S. José, numa parceria entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra (ESTeSC).

PUBLICIDADE

São várias entidades da região de Coimbra que em conjunto consideraram ser uma boa prática, como a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-Região de Coimbra), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), vários municípios, várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a Universidade de Coimbra e a parceira do projeto-piloto, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

O EU_SHAFE é financiado pelo programa Interreg Europe, com a ambição de melhorar as políticas e práticas em sete regiões europeias, desenvolvendo uma abordagem abrangente aos Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis para todas as idades (SHAFE).

Veja o vídeo do NDC da apresentação do Quiosque do Bem-Estar:

Veja o vídeo do NDC da entrevista a Ricardo Figueiredo Sousa, diretor técnico do Centro Comunitário S. José:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE