Coimbra

Quer ir plantar medronheiros em Vide?

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-11-2019

O Município de Seia, enquadrado no projeto “Floresta Resiliente”, vai promover no dia 7 de dezembro, na freguesia de Vide, uma ação de reflorestação em áreas florestais afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

PUBLICIDADE

A ação é aberta à participação de voluntários e traduzir-se-á na plantação de 3000 árvores, na sua grande maioria de medronheiro e algumas de sobreiro, em áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira, na freguesia de Vide. 

PUBLICIDADE

A iniciativa pretende reconverter áreas ocupadas anteriormente com pinheiro bravo para povoamentos de medronheiro. A reflorestação será efetuada na faixa de gestão de combustíveis adjacentes à rede viária e de proteção ao aglomerado populacional, tendo como objetivo primordial contrariar a situação de vulnerabilidade dos espaços rurais, visando a proteção das pessoas e dos seus bens. 

Além de funcionar como autênticos mosaicos de quebra de manchas florestais contínuas, contribuindo por si só para a descontinuidade florestal e para prevenção de incêndios severos, pretende-se ainda com esta medida valorizar a agricultura familiar através da exploração do medronho, com o objetivo de melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos pequenos agricultores. 

PUBLICIDADE

publicidade

A ação é apoiada pelo Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do projeto “Floresta Resiliente – reconversão para medronhal das áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira”, e pela Associação Nacional de Empresas Florestais e Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), entidade que cedeu as árvores.

A autarquia senense disponibiliza, por sua vez, alimentação e transporte de Vide para as áreas de reflorestação. O ponto de encontro está agendado para as 09h, junto à sede da junta de Freguesia de Vide. 

Os interessados em participar podem inscrever-se, até dia 4 de dezembro, no site do Município (www.cm-seia.pt). No dia recomenda-se a utilização de vestuário adequado, sendo recomendado o uso de botas, agasalho impermeável e, caso possuam, luvas de trabalho. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE