Cidade

Quer dar uma volta num Veículo Elétrico?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-06-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebra o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com a realização, na Praça da Canção, do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, evento que se estende ao fim-de-semana de 4 e 5 de junho.

PUBLICIDADE

carros electricos

A iniciativa é uma coorganização da CMC e da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). 

PUBLICIDADE

publicidade

Já na outra margem do Mondego, no Museu da Água, o dia 5 de junho será celebrado através da oferta de plantas. Esta ação pretende alertar para a necessidade de todos nós, individualmente, contribuirmos para a preservação das espécies.

Os eventos foram apresentado hoje, 1 de junho, no Museu da Água, por representantes  da Câmara Municipal de Coimbra, da Águas de Coimbra e da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

PUBLICIDADE

Quem nunca conduziu um veículo elétrico e tem curiosidade em fazê-lo, poderá proceder ao “batismo” durante o Encontro Nacional de Veículos Elétricos que, além de uma exposição de viaturas, proporcionará test-drives.

Do programa do próximo sábado constam sessões de esclarecimento pelos utilizadores, três workshops e uma tertúlia sobre “Mobilidade Elétrica em Portugal”, neste caso a realizar no Café Santa Cruz, seguindo-se uma sessão de fado de Coimbra.

Para domingo, o programa inclui um rally paper e um desfile de veículos elétricos. Será ainda possível, nos dois dias, explorar a cidade a bordo do trólei nº 103 dos SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (partidas junto ao Hotel Bragança) ou de um tuk-tuk elétrico (partidas da Portagem).

O desfile terá o seguinte trajeto: Praça da Canção – Ponte de S. Clara – Largo da Portagem – R. Ferreira Borges/ Visconde da Luz – Praça 8 de Maio – Av. Sá da Bandeira – AAC – Pólo I da UC – Jardim Botânico – R. dos Combatentes – Estádio Municipal – R. D. João III – R. Jorge Anjinho – Av. Fernando Namora – Rotunda da Quinta da Fonte – Av. Mendes Silva – Ponte Rainha Santa – Rotunda das Lages – Av. Inês de Castro – Praça da Canção.

Coimbra dispõe de veículos elétricos para transporte público desde 1911, então com três linhas: da Estação Velha à Alegria, da Estação Nova à Cidade Alta (Universidade) e da Estação Nova a Santo António dos Olivais. E ainda hoje conserva um conjunto de tróleis em atividade, nos SMTUC.

Atualmente, a CMC possui uma frota de 21 veículos elétricos; três em departamentos camarários; três na Polícia Municipal; e 15 nos SMTUC (12 tróleis e três “pantufinhas”). Com estes 105 anos de história de utilização de uma solução de mobilidade mais amiga do ambiente e menos ruidosa, Coimbra é uma justa anfitriã no acolhimento deste Encontro Nacional de Veículos Elétricos.

O tema proposto para este ano para o Dia Mundial do Ambiente, pelas Nações Unidas – “Luta contra o Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens”– visa promover novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais ou coletivas.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente, que tem por objetivo alertar e assinalar as ações positivas de proteção e preservação do meio-ambiente, teve início em 1972.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE