Cidade

Quer concorrer ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-09-2016

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra e o jornal “Diário de Coimbra”, instituiu, em 2011, o “Prémio de Jornalismo Adriano Lucas”, que vê concretizada, no ano em curso, a sua sexta edição.

adriano lucas

PUBLICIDADE

Trata-se de um prémio que pretende agraciar um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras. Dirigido ao público em geral pretende-se, em simultâneo, estimular os jovens talentos que estudem jornalismo, que se encontrem em início de carreira ou jornalistas que estejam plenamente integrados na profissão. Conforme expresso no Regulamento do Prémio, é dada preferência aos trabalhos que se coadunem com o Estatuto Editorial do “Diário de Coimbra” (anexo ao Regulamento).

O prémio é concedido anualmente, em homenagem a Adriano Lucas, figura que se destacou na área dos media, tendo deixado marcas, sobretudo, na comunicação social da Região Centro, enquanto empresário e fundador de diversas publicações periódicas, de abrangência regional a nacional. Neste campo, foi editor do “Diário de Coimbra” (de 1945 a 1975), diretor da mesma publicação, entre 1975 e 2011, e fundador do “Diário de Aveiro”, “Diário de Leiria”, “Diário de Viseu”, da Rádio Regional de Aveiro e, ainda, fundador/administrador do Centro Protocolar de Formação de Jornalistas (CENJOR) e da NP – Notícias de Portugal. Além de empresário na área dos media esteve, ainda, ligado ao ramo automóvel, às indústrias gráficas e às emblemáticas “Fábricas Triunfo”, em Coimbra. Homem de causas, foi defensor intransigente da liberdade de imprensa. Adriano Lucas nasceu em Coimbra, em 14 de Dezembro de 1925 e faleceu em 21 de março de 2011.

PUBLICIDADE

publicidade

O período de candidaturas decorre até ao dia 14 de outubro do ano em curso.

As fichas de candidatura estão disponíveis em http://ww.uc.pt/premioadrianolucas/candidatura.

Os textos concorrentes (inéditos, escritos em Língua Portuguesa, sob pseudónimo não conhecido) devem ser remetidos para o endereço eletrónico dct.premios@cm-coimbra.pt (com a indicação, no assunto de “Prémio de Jornalismo Adriano Lucas”), pessoalmente, junto dos serviços de Atendimento da Câmara Municipal de Coimbra (à Praça 8 de Maio) ou, em alternativa, por via postal, com registo e aviso de receção, para a Câmara Municipal de Coimbra – A/C Casa Municipal da Cultura/DCT; Praça 8 de Maio; 3000-300 Coimbra.

O Regulamento do Prémio está publicitado na página da Internet do Município de Coimbra

O Prémio contempla uma atribuição pecuniária, no valor de 1.500,00€ (mil e quinhentos euros), contribuindo cada uma das três entidades envolvidas com o montante de 500,00€. O Prémio será entregue em sessão solene, no dia 14 de dezembro, data que assinala o aniversário de nascimento do homenageado. O trabalho vencedor, assim como eventuais distinções honrosas, poderão estar sujeitas a publicação, no “Diário de Coimbra”.

Nos termos do Regulamento, o júri será constituído por 5 elementos (três dos quais designados por cada uma das entidades promotoras e outros dois elementos convidados por aquelas) a que preside a Câmara Municipal de Coimbra.

Competirá à Câmara Municipal (mediante proposta do Júri) deliberar qual a obra vencedora, decisão que tornará pública nos sete dias imediatos à data da respetiva deliberação de homologação.  

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE