Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Quem está a avaliar a satisfação profissional dos enfermeiros?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-01-2016

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC) estão a realizar um estudo de monitorização da satisfação dos profissionais de enfermagem.

PUBLICIDADE

ENFERMEIROS

A recolha de dados decorre até ao próximo dia 20, abrange os cerca de 14 mil enfermeiros a trabalhar na Região Centro, e concretiza-se numa plataforma criada para o efeito e que assegura a confidencialidade dos participantes (https://surveys.uc.pt/index.php/255144?newtest=Y)

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se da primeira ação conjunta no âmbito de um protocolo celebrado a 20 de novembro de 2015 entre as duas entidades.

No inquérito de satisfação os enfermeiros são incentivados a responder a diversas questões, nomeadamente sobre a qualidade da unidade de saúde na prestação de cuidados, a melhoria contínua da qualidade, recursos humanos e estado de espírito, recursos tecnológicos e financeiros e remuneração.

PUBLICIDADE

«O sucesso deste estudo depende da adesão e participação de todos os enfermeiros da Região Centro. Os resultados apenas serão consistentes e relevantes se traduzirem os sentimentos de um grupo bastante alargado de profissionais», afirma a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC.

Para a Enfª Isabel Oliveira, «sem a participação massiva por parte dos enfermeiros não serão obtidos resultados que permitam confirmar, ou não, com a clareza necessária, aquilo que é a nossa perceção – de que os enfermeiros não estão satisfeitos».

A monitorização e avaliação da satisfação dos profissionais é baseado em Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) desenvolvido pelo CEISUC.

O estudo tem a duração de quatro meses, e no seu termo será entregue à SRC da OE, e publicado em revista científica.

No âmbito do protocolo, celebrado em novembro de 2015 entre a Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), estão previstas diversas iniciativas em cooperação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com