Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Queima das Fitas lucra dinheirão com venda de copos reutilizáveis!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-05-2018

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2018 (COQF’18) apostou em “Copos reutilizáveis numa Queima mais ecológica”.

PUBLICIDADE

Segundo a Queima das Fitas, foram produzidos cerca de 120 mil copos reutilizáveis, para evitar a utilização de cerca de 300 mil copos de plásticos descartável no recinto.

PUBLICIDADE

publicidade

Os copos são usados para comprar produtos do Super Bock Group como cerveja ou sangria (a cidra é servida em copos da marca Somersby), cuja concessão foi atribuída pela Queima das Fitas à discoteca Look.

Notícias de Coimbra sabe que por trás da ideia de “festa mais amiga do ambiente” está um lucrativo negócio de milhares de euros.

PUBLICIDADE

Chegamos a essa conclusão após um fornecedor deste tipo de recipientes nos ter indicado valores  de mercado para este tipo de recipientes.

Ficamos a saber que o copo maior é fornecido por 35 cêntimos. Está a ser vendido por 1 Euro. Ê o que dura mais. Dá para trocar por outro mas o valor pago não é devolvido.

O copo mais pequeno é vendido pelo fabricante por 5 cêntimos. Está ser comercializado a 50 cêntimos. É o chamado “tubo” de 20 cl não reutilizado na restauração. É muito frágil. Pagam os mesmos 50 cêntimos pela devolução.

Não foi possível obter factura/recibo. Só estaria disponível num dos pontos de venda, mas os diligentes empregados não conseguiram emitir o documento. Prometem enviar por correio electrónico. Dizem que a facturação é da responsabilidade da Associação Académica de Coimbra.

A nossa reportagem apenas encontrou um ponto de lavagem, que não funciona e está num canto escuro. (No Porto estão bem identificados e até aproveitam para promover a água local).

Questionada por NDC, uma fonte da academia que tem medo de ser identificada, pois a Direção Geral da AAC persegue supostos informadores do nosso jornal, explica o que se está a passar: O lucro obtido com a venda dos copos vai compensar o o montante que não foi obtido com a venda de cerveja”.

Segundo a Queima das Fitas, foram produzidos cerca de 120 mil copos reutilizáveis, para evitar a utilização de cerca de 300 mil copos de plásticos descartável no recinto.

As filas começam mal abre o recinto.

A campanha fica marcada pela dificuldade que existe para adquirir o copo, a senha e a bebida em 3 locais diferentes (mal sinalizados ou sem sinalética), o que origina longas filas de milhares de pessoas.

A Queima das Fitas de Coimbra podia ter imitado a sua congénere do Porto, que tornou tudo mais fácil e rápido, como pode ver neste vídeo. 

A iniciativa coimbrã não contemplou outros “grandes” eventos da Queima das Fitas como o Chá Dançante, o Baile de Gala ou o Desfile de Quartanistas.

Recordamos que no Cortejo foram produzidas 25 toneladas de lixo. A quantidade recolhida em 2018 é igual à que foi transportada em 2017. A maior parte dos resíduos recolhidos pela empresa privada que trabalha para o Município são latas de cerveja e garrafas de bebidas brancas.

A nossa reportagem constatou que na designada “Área VIP”, o local onde antigos e atuais dirigentes e amigos da Queima das Fitas e da Associação Académica “têm bica aberta grátis”, foram utilizados (pelo menos nalgumas noites) “copos normais”, não reutilizáveis, acontecendo o mesmo todos os dias nas tendas onde são vendidas as bebidas com mais teor alcoólico.

A iniciativa é desenvolvida pela Queima das Fitas em parceria com o Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra e o movimento “Não Lixes”, não se sabendo se estas duas entidades vão receber uma parte dos lucros obtidos com tão inusitado e lucrativo negócio.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com