Coimbra

Queima das Fitas anuncia mais uma noite no Parque: tem cariz solidário e é dedicada aos antigos alunos

António Alves | 12 meses atrás em 11-05-2023

A Queima das Fitas de Coimbra vai ter uma nova noite no dia 27 de maio (sábado). O anúncio teve lugar esta quinta-feira numa conferência de imprensa realizada na Associação Académica de Coimbra (AAC).

PUBLICIDADE

A data é dedicada aos antigos estudantes, tem um cariz solidário – lucro reverte para o Fundo Social António Luís Gomes – e decorre na Praça da Canção. No palco, e para além dos grupos da Secção de Fado e dos Antigos Orfeonistas, atuam o projeto “Deixem o Pimba em Paz” e os Xutos & Pontapés. Os bilhetes custam 10 euros e estão a venda a partir de hoje (11 de maio). 

O programa deste dia começa logo de manhã com a realização de visitas guiadas aos vários espaços museológicos da Universidade de Coimbra. O almoço de leitão assado – pelo preço de cinco euros – terá lugar na Praça da Canção. Durante a tarde, e com as várias concessões abertas no recinto, sobem ao palco os grupos da Secção de Fado da AAC  e os Antigos Orfeonistas.

PUBLICIDADE

A música regressa perto das 22h00 com a atuação do projeto “Deixem o Pimba em Paz” e, logo a seguir, os “Xutos & Pontapés”. “Trata-se de uma noite com contas diferentes da Queima das Fitas”, referiu o coordenador geral da Queima das Fitas, Carlos Missel.

O objetivo é que esta iniciativa venha a ter lucro e, dessa forma, a verba apurada reverta para o Fundo Social António Luís Gomes. Trata-se de um apoio criado pela Direção-Geral da AAC que, como explicou o presidente João Pedro Caseiro, tem como objetivo “complementar as necessidades de ação social escolar dos alunos que não obtiveram deferimento das candidaturas feitas a bolsas de estudo”.

PUBLICIDADE

publicidade

O fundo entrará em vigor no próximo ano letivo, estando neste momento a ser elaborado o regulamento para os alunos se poderem candidatar em 2023/24. Para já, o principal parceiro será a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, mas as duas entidades estão no terreno para encontrar mais entidades.”Queremos chegar ao maior número de alunos”, frisou.

O vice-reitor João Nuno Calvão da Silva referiu que a Universidade de Coimbra vai “mobilizar toda a diáspora de antigos estudantes” para que venham a Coimbra rever colegas e participar nas diversas iniciativas agendadas. “Pretendemos que esta seja uma grande festa”, afirmou o docente.

Veja o vídeo do NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE