Coimbra

Festa do Queijo Serra da Estrela vai bater recordes! Espectáculo!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-02-2017

Fernando Mendes está em Oliveira do Hospital a gravar o filme promocional da “Festa do Queijo Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

 Fernando Mendes (acompanhado pelo pastor António lameiras

Fernando Mendes com o pastor António Lameiras

O “Padrinho”  da maior festa do queijo em Portugal almoçou hoje, 16 de fevereiro, no Restaurante Cristina, em Seixo da Beira, local onde a autarquia local fez a primeira apresentação pública do evento que visa dar ainda mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital.

José Carlos Alexandrino – Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Graça Silva – Vereadora da autarquia local e Fernando Mendes – Apresentador do Programa Preço Certo (RTP) revelaram as primeiras novidades da edição de 2017.

PUBLICIDADE

Foi mais um pretexto para nos oferecer o almoço, como disse (a brincar) o Presidente da Câmara, que já prometeu um queijo a todos os jornalistas que vão efectuar a cobertura da inauguração da feira

PUBLICIDADE

publicidade

Graça Silva conta-nos que na feira deste ano vão tentar confeccionar “O maior Requeijão, “O maior Queijo Fresco” e “O maior Iogurte”, todos com leite da ovelha Bordaleira Serra da Estrela.

Os recordes não ficam por aqui, pois, como disse José Carlos Alexandrino, é por altura desta grande festa que se levanta mais dinheiro nos terminais Multibanco instalados em Oliveira do Hospital. “Milhares e milhares de pessoas” participam o evento que este ano espera bater mais um recorde de visitantes.

Inovação é o que não falta nesta cidade serrana! A vereadora adianta que os visitantes podem contar com diversos show coockings: Cristina Manso Preto,  Paulo Sousa (um jovem oliveirense que dá “cartas” em Lisboa) e Manuel André (é da terra, venceu o Masterchef) vão cozinhar  para si. Também poderá comer pizzas com Queijo Serra da Estrela confeccionadas por pizzaiolos de renome internacional.

O líder da autarquia oliveirense lembrou que este certame visa defender o queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) Serra da Estrela.  Nada de misturas! Há “Tipo”, há “Serra”, há “Da Serra”, mas só o “Serra da Estrela, com aquele selo que atesta a origem é que genuíno. E o que pode comprar nesta feira é todo de Oliveira do Hospital. 

A Festa, a primeira com dois dias”, conta com a participação de mais de 300 vendedores de queijo, enchidos e artesanato.

“Um produto de excelência” merece “uma figura de excelência”.´É assim que o líder de Oliveira do Hospital apresenta Fernando Mendes, o senhor “ESPECTÁCULO!”

O comediante, agradece e lamenta que não possa fazer mais propaganda da festa na televisão, porque já gravou o Preço Certo. Também tem pena que no dia da feira esteja em Lamego a gravar o programa 3000. Mas vai falar do “Serra da Estrela” sempre que seja possível, onde quer que esteja, ou não fosse ele, pelo segundo ano consecutivo, “o padrinho, o “embaixador”, “a cara” da Festa do Queijo Serra da Estrela.

Mas há mais! Ouça tudo:

Com centenas de expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame terá como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa que é considerado um dos melhores queijos do mundo.

Durante os dois dias do segundo fim-de-semana de Março, são esperados milhares de visitantes na maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal, que poderão desfrutar de um evento de montanha onde predominam as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias, fabrico de queijo e requeijão ao vivo, exposição de animais e muita animação cultural e musical.

IMG_5968

O Município de Oliveira do Hospital promove ainda, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “A Maior Abóbora”. O concurso tem como objetivo dar visibilidade a um produto endógeno que depois de transformado é considerado um ótimo acompanhamento para o consumo de queijo ou requeijão Serra da Estrela.

A inscrição é gratuita e deve ser formalizada presencialmente mediante o preenchimento e entrega da ficha de inscrição entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, entre as 8:00 e as 13:00.

fq

Na Semana da Gastronomia (entre 6 e 12 de março) poderá apreciar os melhores produtos endógenos em vários restaurantes de Oliveira do Hospital. Mostramos a ementa nos próximos dias.

VEJA MAIS IMAGENS NO FACEBOOK DE NOTÍCIAS DE COIMBRA

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE