Região

Quatro dezenas de jovens discutem em Mira desafios da Europa

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-11-2021

Quatro dezenas de jovens vão aprofundar conhecimentos e discutir assuntos europeus na IV Academia da Europa, que vai decorrer de sexta-feira a domingo, no concelho de Mira, distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Estas academias são muito importantes para incutir o espírito e sentimento de ser europeu”, realçou hoje o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, na apresentação do evento.

A iniciativa, que conta com 13 oradores, abrange jovens universitários de todo o país, entre os 20 e os 23 anos, com o objetivo de promover o seu envolvimento nos assuntos europeus e dinamizar o debate sobre os desafios atuais da Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, para esta academia “há quase como uma convocação, que todos os europeístas sentem, daquilo que é a emergência de ser europeu e dos novos desafios que a Europa tem pela frente, numa altura de mudança societária”.

“A academia, que é já um evento de referência dos valores europeus, pretende também discutir esta transformação de sociedade que estamos a verificar”, disse Jorge Brito, salientando que a iniciativa tem ainda a preocupação de se ligar “àquilo que são os valores do território”.

PUBLICIDADE

Além de promover o envolvimento dos jovens nos assuntos europeus, o evento tem como objetivo lançar o debate sobre a atualidade europeia, “que atualmente é chão fértil para aquilo que será o seu futuro”.

“A EU [União Europeia] tem como um dos seus grandes objetivos combater o afastamento dos cidadãos da política europeia, algo que está reconhecido e notificado e que tem de ser combatido de todas as formas”, salientou.

Durante os três dias, os 40 participantes na IV Academia da Europa vão discutir um conjunto de temáticas da agenda europeia, a começar “pelo grande desígnio desta Comissão que é o Pacto Ecológico Europeu”, passando pela transição e aceleração digital, dimensão económica, geopolítica e modo de vida.

A Academia Europa tem lugar nos Palheiros de Mira – Museu e Posto de Turismo, e, entre outras temáticas relacionadas, conta com um painel sobre as alterações climáticas e com um ‘workshop’ que aborda a Conferência sobre o Futuro da Europa.

A edição de 2020 foi realizada em formato digital e as anteriores decorreram na Lousã e Figueira da Foz. Arganil vai receber a academia de 2022.

A Academia da Europa é uma iniciativa do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPPEC) e da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE).

 

Veja o vídeo do Direto NDC com o vice-presidente da CIM, Luís Paulo Costa:

 

Veja o vídeo do Direto NDC com o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida:

Veja o vídeo do Direto NDC com Luis Filipe Marques, presidente da Federação Nacional dos Estudos Europeus:

Veja o vídeo do Direto NDC da conferência de imprensa IV Academia Europa:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE