Governo

Quarentena será equiparada a “baixa médica por internamento”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-03-2020

A ausência de trabalhadores dos postos de trabalho que tenham de permanecer em quarentena devido à epidemia de Covid-19 vai ser equiparada a “baixa médica por internamento”, para proteger os rendimentos, anunciou hoje o ministro da Economia.

PUBLICIDADE

“Posso anunciar que, nas próximas horas, vamos fazer sair um despacho (…) para equiparar os casos de trabalhadores que tenham que se ausentar do posto de trabalho em razão não de uma situação de doença, mas de uma situação de confinamento determinado pelas autoridades de saúde, equiparar isso a uma baixa médica por internamento”, disse Pedro Siza Vieira.

O governante falava aos jornalistas no Ministério da Economia, em Lisboa, depois de uma reunião com as associações empresariais para avaliar o impacto económico da epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, no Ministério da Economia, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital realçou que a medida visa proteger os rendimentos dos trabalhadores e também “a situação das próprias empresas”.

“Outras medidas que se possam equacionar serão avaliadas à medida que a situação o justificar”, acrescentou Pedro Siza Vieira.

PUBLICIDADE

O ministro referiu também que “o impacto económico e na atividade das empresas [portuguesas] desta situação tem sido muito moderado” e que setores como o turismo “estão a sentir isto mais”.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 45 mil recuperaram.

Além de 2.912 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

Um português tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE