Mundo

Putin, Merkel e OMS juntam-se a votos de melhoras aos Trump

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-10-2020

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje, numa mensagem pessoal para Donald Trump, que a “sua vitalidade” lhe permitirá ultrapassar a “perigosa” infeção por covid-19, enquanto Angela Merkel lhe desejou as melhoras.

PUBLICIDADE

“Estou convencido de que a sua vitalidade natural, o seu vigor de alma e o seu otimismo o ajudarão a vencer este perigoso vírus”, disse Putin num telegrama para o seu homólogo norte-americano, citado num comunicado do Kremlin.

PUBLICIDADE

Uns minutos antes, num ‘briefing’ telefónico com jornalistas, o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, disse que a Rússia desejava “ao Presidente Trump um restabelecimento rápido e fácil”.

O porta-voz da chanceler alemã disse que também Angela Merkel enviou “votos de melhoras” a Donald e Melania Trump, após o anúncio de que ambos testaram positivo para a covid-19.

PUBLICIDADE

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), cuja organização foi acusada de incompetência na gestão da pandemia pelo Presidente norte-americano, desejou também hoje “um completo e rápido restabelecimento” a Donald Trump e Melania.

“Os meus melhores votos ao Presidente @realDonaldTrump e @FLOTUS [conta no Twitter da primeira-dama dos EUA] de completo e rápido restabelecimento”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sua conta no Twitter.

As reações internacionais à notícia da infeção do casal presidencial norte-americano com o novo coronavírus começaram logo de manhã, tendo o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sido o primeiro líder mundial a desejar uma rápida recuperação ao Presidente dos Estados Unidos e à primeira-dama.

“Desejo a Donald Trump e à sua mulher (Melania Trump) uma rápida recuperação. A covid-19 é uma batalha que todos nós continuamos a travar. Todos os dias. Não importa onde vivamos”, publicou Charles Michel, numa mensagem na rede social Twitter.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desejou também hoje “uma rápida recuperação” ao Presidente dos Estados Unidos e a Melania Trump numa mensagem publicada no Twitter.

“Os meus melhores votos ao Presidente Trump e à primeira-dama” Melania Trump, disse ainda o chefe conservador do Governo britânico.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, desejou “um rápido restabelecimento e uma boa saúde” ao seu “amigo” e à sua mulher.

O Presidente dos Estados Unidos anunciou hoje que o seu teste à covid-19 foi positivo, assim como o da mulher, Melania Trump.

“Melania e eu testamos positivo para a covid-19”, escreveu Donald Trump, na rede social Twitter.

“Vamos iniciar imediatamente a quarentena e o nosso processo de recuperação. Iremos passar por isto juntos”, acrescentou.

O médico do Presidente norte-americano, Sean Conley, já confirmou que os dois estão infetados e que “planeiam permanecer em casa dentro da Casa Branca”, durante a convalescença.

“Esta noite recebi a confirmação de que o Presidente Trump como a primeira-dama Melania Trump deram positivo para o vírus SARS-CoV-2”, indicou Conley, numa declaração.

Os Estados Unidos já ultrapassaram os 7.490.000 casos de infeções pele novo coronavírus e registaram mais de 212 mil mortos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.977 pessoas dos 76.396 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE