Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pudim das Clarissas, Palitos de Flor e Praxis Gift defendem Região de Coimbra em concurso europeu

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-04-2021

O Pudim das Clarissas de Coimbra, do Cordel Maneirista, os Palitos de Flor, de Maria de Fátima Lopes, e o Praxis Gift, da Cerveja Praxis, são os produtos que vão representar a Região de Coimbra na fase europeia do European Food Gifts foi hoje anunciado numa numa sessão da Comunidade Intermunicipal, no Convento do Desagravo, em Oliveira do Hospital, na presença da secretária de Estado da Valorização do Interior.

PUBLICIDADE

O concurso realiza-se nos dias 22 e 23 de julho em Coimbra e é organizado pela instituição europeia Instituto de Gastronomia, Cultura e Turismo (IGCAT), que promove anualmente as regiões europeias de gastronomia e que distingui a Região de Coimbra este ano e que se prolonga para 2022.

PUBLICIDADE

publicidade
A Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira, entregou prémios aos vencedores desta fase regional do #EuropeanFoodGifts e sublinhou o “valor da comunicação, criação de marcas e promoção dos produtos tradicionais portugueses, para ajudar quem os produz a chegarem mais longe.”
 

 

Segundo o presidente da Comunidade Intermunipal e hoje anfitrião em Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, este momento é importante não só para os vencedores mas para todos porque “há um trajeto e um caminho para todos os produtos e gifts relacionados com a gastronomia da Região de Coimbra e que são um bom exemplo do potencial gastronómico e turístico do território.

 

PUBLICIDADE

O EuropeanFood Gift Challenge é um concurso para premiar e dar visibilidade internacional a alimentos artesanais e produtos de alta qualidade das Regiões Europeias de Gastronomia, que em 2021 e 2022 é celebrada na Região de Coimbra.

Através do European Food Gift Challenge, a Coimbra Região Europeia de Gastronomia apoia seus pequenos e médios produtores locais de produtos tradicionais e destacam as estórias que ligam esses produtos à região, criando assim um valor acrescentado para o seu território.

O concurso pretende permitir que os produtores locais nas Regiões Europeias de Gastronomia capitalizem na procura cada vez maior dos visitantes por alimentos locais excecionais e presentes artesanais relacionados a alimentos, emparelhados com sua busca por autenticidade e exclusividade e maior atenção para produtos sustentáveis.

A primeira edição da fase regional do concurso “European Food Gifts” contou com a adesão de três dezenas de produtores, sendo que cerca de 20 produtos serão apresentado a concurso.

A iniciativa “European Food Gifts ” é desenvolvida, anualmente, pela região distinguida pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) como Região Europeia de Gastronomia. Este ano essa distinção foi atribuída à Região de Coimbra, que vai organizar o evento e acolher produtos alimentares endógenos e artesanais ligados à gastronomia de todas as regiões da Europa que pertencem ao IGCAT.

O objetivo principal desta iniciativa passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar.

Os produtos a concurso, que podem ser comestíveis ou não comestíveis, devem obedecer a uma série de critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros, que serão avaliados por um júri de peritos.

O júri é composto por sete elementos que irão avaliar os produtos a concurso e determinar quais os vencedores nas diversas categorias: Branding mais criativo; Embalagem mais sustentável; Melhor narrativa; Melhor degustação; Melhor Promoção da Região; Melhor inovação em design tradicional e Melhor Interpretação Contemporânea de Artesanato tradicional.

No final serão ainda selecionados quatro vencedores gerais – dois produtos comestíveis e 2 produtos não comestíveis – para representarem a Região de Coimbra na final europeia que terá lugar dias 22 e 23 de julho na Região de Coimbra.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional Centro 2020.

Veja o video completo da cerimónia no direto Notícias de Coimbra.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com