Coimbra

PSP e Câmara de Coimbra à procura de uma nova morada para a esquadra da Baixa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-04-2019

O Comando Distrital da PSP e a Câmara Municipal de Coimbra estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma nova localização para a 2.ª Esquadra da cidade, situada na Baixa, revelou hoje o comandante, Rui Moura.

PUBLICIDADE

Durante a cerimónia do 141.º aniversário do Comando Distrital de Coimbra, o seu comandante afirmou que esta estrutura está a trabalhar em conjunto com o município para submeter uma proposta à Direção Nacional da PSP e à tutela relativa à nova localização da 2.ª Esquadra de Coimbra, “na procura de uma resposta cabal aos requisitos funcionais da PSP e necessidades operacionais do Comando”.

PUBLICIDADE

Esta esquadra, com cerca de 90 agentes, está situada na Baixa de Coimbra, junto ao edifício do município, sendo “a que tem o maior efetivo enquanto unidade territorial policial” do Comando Distrital, informou.

Questionado pelos jornalistas no final da cerimónia, Rui Moura frisou que está assumido que a nova localização da 2.ª Esquadra terá de continuar pela “zona da Baixa de Coimbra, o mais próxima possível do centro nevrálgico da cidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Continuará na Baixa de Coimbra e isso é intocável, na perspetiva da PSP e na perspetiva da Câmara”, acrescentou.

Sobre quando é que a proposta para uma nova localização da esquadra será apresentada à tutela, o comandante distrital da PSP referiu que não há um prazo definido, sendo que todas as hipóteses estão em aberto – seja a utilização de um edifício que seja libertado, a adaptação de um espaço existente ou a construção de raiz.

Na cerimónia, também participaram o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, e o diretor nacional da PSP, Luís Farinha, que, no seu discurso, enalteceu o progresso registado na última década em termos de segurança no país, apesar dos vários constrangimentos que esta estrutura tem enfrentado.

 

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE