Câmaras

PSD vota contra Orçamento e Plano da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-10-2018

O PSD Coimbra  informou que vai votar contra o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) 2019 apresentados pelo executivo socialista da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

O PSD adianta que a sessão extraordinária do Executivo Municipal, que decorreu durante a tarde,  “foi interrompida hoje devido ao chumbo iminente da proposta socialista”.

PUBLICIDADE

Na hora de justificar o seu voto, o PSD destaca a ausência de projectos estruturantes em Coimbra e o reiterado autismo político do PS em relação às propostas das restantes forças políticas, sem qualquer diálogo sério sobre a estratégia da cidade.

O PSD lamenta “o abandono completo dos parques empresariais e ausência de política de atractividade para fixação de novas empresas – casos do parque empresarial de Eiras, iParque e da plataforma logística de Souselas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A concelhia liderada por Nuno Freitas também está preocupada com a ausência de uma estratégia integrada de reabilitação urbana da Baixa e do Centro Histórico, com uma execução camarária de obras muito baixa também preocupa os sociais democratas.

O PSD lamenta o prolongamento indefinido de novas soluções de mobilidade inteligente e de uma nova visão para os transportes públicos, com a agravante da exclusão de Coimbra dos passes sociais gratuitos propostos pelo Governo no OE 2019 para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

A “inexistência de rede municipal de Educação que configure soluções partilhadas entre os estabelecimentos públicos, privados e sociais no Município,nomeadamente em Cernache, Souselas e Eiras e ausência de um programa efectivo para os sem-abrigo e de inovação social” também é denunciada pelo PSD.

A “ausência de investimentos relevantes nacionais com colaboração municipal –desde logo, na fábula política do aeroporto internacional de Coimbra – bem como em equipamentos fundamentais como a nova Maternidade de Coimbra, o novo Palácio da Justiça, a Estação Intermodal de Coimbra-B, a Escola Secundária José Falcão ou o novo estabelecimento prisional de Coimbra” é mais uma questão que separa a minoria da maioria municipal.

O PSD Coimbra relembra ainda que a última Assembleia Municipal aprovou uma proposta da CDU sobre o financiamento das Freguesias no valor de 10% do Orçamento da Câmara Municipal, acima aliás da proposta que o PSD defende.

Em coerência, o PSD espera que o Executivo Socialista e a CDU apresentem amanhã a alteração ao Orçamento e GOP 2019 que respeite essa deliberação recente, bem como os programas de execução, prazos e resultados que se esperam desse reforço orçamental.

Nesta matéria específica, o PSD afirma que apoiará os esforços das Juntas de Freguesia, nomeadamente das Juntas de Antanhol/Assafarge, Santo António dos Olivais, União de Freguesias de Coimbra e Santa Clara presididas por autarcas do PSD.

Madalena Abreu, Paulo Leitão e Paula Pego representam o PSD na vereação da Câmara Municipal de Coimbra, que conta ainda com 5 eleitos pelo PS, 2 pelo Somos Coimbra e 1 pela CDU.

A autarquia informou durante a tarde que a reunião extraordinária da Câmara Municipal de Coimbra, que teve início esta tarde para discussão e votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019, foi suspensa, por solicitação do presidente Manuel Machado.

A reunião irá prosseguir amanhã, quarta-feira, dia 31 de outubro, pelas 11:45.

O presidente “solicitou a suspensão da reunião extraordinária, justificando que os serviços municipais necessitam de analisar as propostas que foram apresentadas pelos diferentes partidos políticos representados na Assembleia Municipal de Coimbra e pelos presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, propostas essas com implicações orçamentais, que poderão ainda ser integradas nos documentos que irão a votação”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE