Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

PSD quer trocar Coimbra B por uma nova Estação Central de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-04-2019

O PSD defende a construção de raiz de uma nova Estação Central de Coimbra, recuperando o projecto de Juan Busquets de 2010, inscrito no Plano Diretor Municipal como Entrada Poente de Coimbra, localizado 600 metros a norte de Coimbra-B e garantindo deste modo total Intermobilidade de transportes  e novas valências urbanas, de acessibilidades e de fixação empresarial.

PUBLICIDADE

Carlos Lopes, Paulo Leitão, Nuno Freitas e Madalena Abreu durante a conferência de imprensa em Coimbra B.

Com um custo estimado de 34 milhões de euros, a nova Estação Central de Coimbra constitui uma aposta estratégica do Concelho e da Região, assumindo-se como vector chave da expansão urbana e económica de Coimbra, anunciou hoje Nuno Freitas,  líder da concelhia de Coimbra do PSD, em conferência de imprensa na estação de Coimbra B, que contou com a participação de Paulo Leitão,  presidente da Distrital social democrata.

O PSD Coimbra revelou ainda que apresentará na Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra, na Assembleia Municipal de Coimbra e nas reuniões do Executivo da Câmara Municipal de Coimbra a sua defesa intransigente deste projecto.

PUBLICIDADE

publicidade

Nuno Freitas adiantou que o PSD Coimbra vai inscrever no seu Programa Eleitoral para o círculo de Coimbra, nas próximas eleições legislativas de Outubro de 2019, esta importante opção governativa.

Recordamos que o Governo anunciou novamente em Fevereiro de 2019 que vai “requalificar” a Estação de Coimbra-B em simultâneo com as obras necessárias para a adaptação da solução MetroBus, entre 2020 e 2022.

PUBLICIDADE

O actual Presidente da Câmara inclui no seu programa eleitoral de 2013 uma “nova estação central de Coimbra” que entretanto caiu.

O PSD afirma que “o “apeadeiro velho” viu em 2 de Junho de 2017 o ex-Ministro Pedro Marques garantir a abertura do concurso nesse mesmo dia mas destinado unicamente a “modernizar” Coimbra-B”.

 Os anúncios e discursos inflamados sobre o apeadeiro sucedem-se e Coimbra-B mantém-se como uma deprimente porta de entrada em Coimbra, lamenta Nuno Freitas.

Em 27 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Coimbra acolheu uma cerimónia pública para apresentação do estudo prévio do Sistema de Mobilidade do Mondego e da relação com Coimbra-A (que desaparece) e Coimbra-B (que se mantém): “António Laranjo revelou que está prevista uma requalificação para que Coimbra B passe a ser a “estação central”, com a relevância e grandiosidade que merece, com “relação primordial” com o SMM, e com todos os serviços da CP e IP até agora dispersos pela cidade. Uma solução que agrada ao presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, que à margem da cerimónia revelou aos jornalistas que o desenho da nova Estação já está a ser trabalhado há muito tempo(…) Manuel Machado, que salientou que “tudo está a ser feito de maneira a que haja uma fluidez de trânsito junto ao, ainda, apeadeiro velho”.”

O PSD garante que a sua proposta tem a vantagem de  juntar  numa única Estação do acesso por comboio, autocarros, SMTUC, MetroBus, automóveis e ciclovias.

Acrescenta que o o seu projecto permite Nova polaridade de acesso a Coimbra; Recupera projecto de referência de Joan Busquets (2010); Permite futura expansão para Alta Velocidade;  Permite futura duplicação da Linha do Norte; Permite maior quantidade de terminais logísticos para mercadorias e uma relação optimizada com as linhas ferroviárias de ligação regional; Impõe deslocalização da Gare dos SMTUC (Santa Clara) e Terminal Autocarros (Fernão de Magalhães); Revitaliza tecido envolvente para localização empresarial (Loreto/Pedrulha); Impõe concretização de Anel da Pedrulha para ligação a Circulares rodoviárias e  Respeita o PDM.

O PSD está a apresentar mensalmente, durante 2019, dez propostas estruturantes para Coimbra e que são totalmente diferentes da opção ou omissão do actual executivo socialista da Câmara Municipal de Coimbra.

O PSD lembra que não tem, actualmente, responsabilidades executivas no Município e não pode garantir à população de Coimbra que estas propostas venham a ser concretizadas de imediato.

“Tudo faremos para que, em cada proposta, possamos construir um amplo consenso com a sociedade civil, com as suas forças vivas e com os cidadãos de Coimbra e os seus representantes de todos os quadrantes”adianta. 

O PSD pretende, assim, demonstrar o seu empenhamento na construção de uma alternativa de governação para o Município de Coimbra com melhores resultados na qualidade de vida de todos os munícipes do concelho.

 Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com