Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

PSD quer relançamento do investimento público de Coimbra em 2020

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-10-2019

 

PUBLICIDADE

O PSD de Coimbra defendeu hoje “mudanças significativas em projetos estruturantes” do município e o relançamento, no próximo ano, do investimento público, que em 2018 e 2019 registou “recorde negativo”.

A concelhia dos sociais-democratas de Coimbra quer que a Câmara liderada por Manuel Machado introduza, no âmbito do plano e orçamento camarários para 2020, “mudanças significativas em projetos estruturantes para o desenvolvimento económico e social do município, relançando o investimento público que atingiu em 2018 e 2019 o recorde negativo em Coimbra e em todas as suas freguesias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta posição foi assumida hoje numa reunião de uma delegação do PSD, composta designadamente pelos presidentes das comissões concelhia e distrital de Coimbra, respetivamente Nuno Freitas e Paulo Leitão, e o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), e a vereadora responsável pelo pelouro financeiro, Regina Bento.

De acordo com uma nota dos sociais-democratas enviada hoje à agência Lusa, o PSD apresentou dez propostas para o plano e orçamento da autarquia, fazendo depender o seu voto favorável da “aceitação dessas propostas pelo PS no próximo orçamento municipal para 2020”.

PUBLICIDADE

Entre essas propostas, os sociais-democratas exigem a “diminuição da despesa corrente” da Câmara em 10% relativamente a 2019, “nomeadamente em despesas de representação, ajudas de custo, festividades múltiplas e cargos não prioritários na estrutura orgânica da autarquia”.

O aumento “desproporcionado da despesa corrente” da autarquia tornou-se numa “pesada e onerosa nova estrutura orgânica e em festividades múltiplas”, que irá “consumir importantes recursos financeiros provindos dos impostos municipais pagos pelos cidadãos”, sustenta o PSD.

A publicação de “barómetro de indicadores de receita e despesa municipal em função dos vários impostos e taxas recolhidos e afetação respetiva” pelo município, “incluindo com discriminação do investimento por freguesias”, é outra das reivindicações apresentadas na reunião.

A construção do novo anel da Pedrulha, com o “montante de dois milhões de euro para expropriações e especialidades técnicas para abertura do concurso público em 2020”, a requalificação do espaço da “Feira dos 7 e dos 23”, a definição do Plano Local de Saúde de Coimbra e construção do novo Centro de Saúde da Fernão de Magalhães, fazem igualmente parte das propostas do PSD.

Para os sociais-democratas votarem favoravelmente as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Câmara de Coimbra para 2020, o PSD quer também, designadamente, que seja concretizada a segunda fase do parque tecnológico Coimbra iParque entre 2020 e 2021 e que seja aberto o “concurso de conceção de arquitetura para as obras de requalificação” das escolas Secundária José Falcão e EB 2-3 Eugénio de Castro, além de afetar “10% das verbas do orçamento 2020 para as freguesias”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com