PSD preocupado com a Saúde em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-02-2018

Pedro Coelho, Vereador eleito pelo PSD para a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, e Marta Neves em representação dos membros da Assembleia Municipal, visitaram as instalações do Centro de Saúde e conversaram com vários membros da Unidade Saúde Familiar (USF) de Santo André.

PUBLICIDADE

image001

Esta visita teve como objetivo ouvir os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e assistentes técnicas, mas também os utentes que se encontravam nesta Unidade, uma vez que desde há muito têm vindo a receber queixas pelo facto de muitos utentes desta USF por não terem médico de família.

PUBLICIDADE

Nesta visita puderam inteirar-se que, dos cinco médicos que compõem esta USF, desde há 10 meses que apenas três estão ao serviço.

Também no que diz respeito à enfermagem, só há poucos dias ficou completa a equipa que durante muito tempo trabalhou apenas com três enfermeiros, para um universo de cerca de 8.000 utentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Ou seja, há 3.200 utentes que estão sem médico de família, e apenas são atendidos devido ao enorme esforço desses três médicos e da equipa de enfermagem e da boa vontade das assistentes técnicas que diariamente ouvem as críticas de quem aí se desloca. As valências preventivas relativas à saúde infantil, hipertensão e diabetes estão a ser gravemente afetadas uma vez que, para atender todos os utentes, tem que se deixar de lado a prevenção.

Pedro Coelho mostrou a sua preocupação alertando para o facto de “estes constrangimentos não serem de agora. Os utentes desta Unidade de Saúde de Vila Nova de Poiares tem sido ciclicamente prejudicados.”

Todos os profissionais contactados mostraram vontade em continuar a fazer o melhor que conseguirem, mas não conseguiram esconder a sua frustração por não puderem fazer tudo como gostariam,adiantou.

Marta Neves referiu que “três médicos, para cerca de 8.000 utentes, sete dias da semana, não permite, com toda a certeza, o atendimento que os utentes merecem”

. No final da visita Marta Neves e Pedro Coelho deixaram a todos os profissionais desta USF uma palavra sincera de agradecimento e prometeram fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação se resolva o quanto antes.

Na sequência desta iniciativa, Pedro Coelho levou este assunto à Reunião de Câmara, tendoapresentado uma proposta para que seja feito um documento, que deverá ser subscrito pelos cinco membros do Executivo Camarário, e enviado ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Interior Norteà Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e ao Ministério da Saúde.

Este documento onde se reivindica a imediata reposição do quadro de profissionais de saúde, e a melhoria das condições de acesso à saúde, servirá como um primeiro alerta, mas Pedro Coelho afirmou ainda que “está disposto a tomar iniciativas mais duras, até que este grave problema, que envolve a saúde dos Poiarenses, seja resolvido”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE