Câmaras

PSD: Jornal adia reunião para sufragar candidatura de Nuno Freitas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-10-2020

Agendada para a próxima semana, a fim de “dar parecer” sobre a potencial candidatura de Nuno Freitas à presidência da Câmara de Coimbra, uma sessão da Assembleia Concelhia do PSD vai ter de ser adiada, disseram a NDC fontes partidárias.

PUBLICIDADE

Segundo as fontes, o órgão oficial do partido, o Jornal “Povo livre”, não se publicou a tempo de conferir validade à convocatória da reunião para 29 de Outubro, subscrita pela presidente da Mesa do Plenário de Secção, Fernanda Mota Pinto. 

PUBLICIDADE

publicidade

Fonte da Comissão Política Nacional do PSD disse a NOTÍCIAS de COIMBRA que Fernanda Mota Pinto (eleita numa lista alternativa à que patrocinou a escolha do actual líder concelhio conimbricense do partido) diligenciou no sentido do adiamento da reunião devido à pandemia.

A 18 de Setembro [de 2020], NDC noticiou que o tempo dirá se prevalece a candidatura de Nuno Freitas, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Coimbra; volvidos nove dias, NOTÍCIAS de COIMBRA fez saber que Rui Rio descartara a candidatura de Nuno Freitas.

PUBLICIDADE

Fontes partidárias resumiram a NDC palavras de Rui Rio, proferidas por ocasião da mais recente reunião do Conselho Nacional do PSD, atribuindo-lhe a seguinte afirmação: se aquilo que pretende é não ser candidato, o anunciado candidato conseguiu o seu intuito.

Há perto de quatro meses, a Concelhia conimbricense do partido, ao anunciar a indigitação de Nuno Freitas para potencial sucessor de Manuel Machado (PS), prometeu promover, em breve, “o envolvimento directo” dos militantes na “fase decisiva da escolha” de uma equipa para a principal autarquia de Coimbra.

Volvidas três semanas sobre tal anúncio, o dirigente do PSD António Maló de Abreu concedeu ao Diário de Coimbra uma entrevista a reclamar para a Comissão Política Nacional (CPN), de que ele é membro, a faculdade de escolha dos cabeças de listas para os concelhos que coincidem com capitais de distritos.

Acresce, segundo Maló de Abreu, outra regra, que consiste em “as escolhas só ocorrerem a partir do início de 2021” (a menos de um ano das próximas eleições autárquicas), prazo que colide com o calendário implícito no anúncio feito, no começo de Julho, pela Concelhia conimbricense social-democrata.

Para Carlos Lopes, sucessor de Nuno Freitas na liderança concelhia do PSD/Coimbra, o partido “não pode perder mais tempo e voltar a fazer os mesmos erros do passado”.

“Coimbra afunda-se cada vez mais sem alternativas credíveis”, preparadas em tempo útil, opinou Carlos Lopes, em cujo ponto de vista “é a hora de o PSD dar um sinal numa proposta de mudança” dirigida aos munícipes conimbricenses.

“Tudo o que contrarie as orientações [da CPN] é manifestamente desajustado, propositadamente inconveniente e altamente prejudicial à estratégia do PSD para as eleições autárquicas, incluindo o que se passará em Coimbra, por não ser excepção”, alegou o dirigente nacional do partido em entrevista concedida ao DC.

Para Maló de Abreu, “um(a) candidato(a) tem de ter condições objectivas para poder ganhar a Câmara Municipal de Coimbra” e “é também importante” que o único propósito da candidatura consista em “colocar Coimbra como prioridade das prioridades”.

Manuel Machado encontra-se em segundo mandato consecutivo, depois de ter cumprido três entre 1990 e 2001.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE