PSD indignado e chocado com o folhetim público do PS sobre nova Maternidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-04-2018

O PSD “manifesta-se indignado e chocado com o prejuízo óbvio para Coimbra no folhetim público protagonizado pelo PS a propósito da nova Maternidade de Coimbra”.

O Presidente da Câmara é directamente responsável pelo adiamento sucessivo da decisão de investimento da nova Maternidade, tendo interrompido a decisão anunciada pelo Ministro da Saúde, em 24 de Dezembro de 2016, de construção da nova Maternidade no final de 2017 ou início de 2018, acusa a concelhia do PSD em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

Segundo o PSD, isso “obrigou à constituição de um grupo de trabalho, em Despacho do Secretário de Estado n.º 1897-A, de 3 de Março de 2017, com a participação directa da Chefe de Divisão de Urbanismo da CMC, responsáveis da ARS/Centro e do CHUC. O Relatório final deste grupo de trabalho tem sido ‘abafado’, tendo sido aprovado por unanimidade”.

A concelhia liderada por Nuno Freitas lembra que a “localização da nova Maternidade de Coimbra não é uma questão política e deve congregar toda a cidade de Coimbra, desde logo os profissionais e equipas de saúde. Essa concertação estratégica deve promover os melhores padrões internacionais, para os próximos 25 anos, de cuidados de saúde às grávidas, aos nascituros e às famílias que querem ter filhos na nossa cidade, na nossa região e no País”.

PUBLICIDADE

Por tudo isto o PSD “exige conhecer finalmente o Relatório e propõe a constituição de uma Plataforma de Saúde de Coimbra, aberta às competências da sociedade civil e, designadamente, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que discuta, desde já, o projecto global da nova Maternidade – programa funcional, localização, valências clínicas e assistenciais, cronograma de investimento, plano de contingência até à abertura da nova maternidade – no prazo máximo de 30 dias”.

Nuno Freitas “reclama do Ministro da Saúde a reavaliação do investimento do projecto da nova Maternidade em cronograma oficial que permita ter nova Maternidade a funcionar em 2020”

PUBLICIDADE

publicidade

Por último, o PSD pede ao PS de Coimbra “que termine posições histéricas e avulsas nos media e redes sociais e apresente resultados concretos sobre importantes investimentos para o desenvolvimento de Coimbra e da região”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE