Coimbra

PSD diz que Aeroporto Internacional de Coimbra “é um projeto falhado à nascença”. Partido quer discutir aviação civil em Monte Real

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-12-2018
 

 

PUBLICIDADE

 O PSD de Coimbra defendeu hoje que as comunidades intermunicipais (CIM) da região devem discutir uma eventual abertura da Base Aérea de Monte Real, em Leiria, à aviação civil.

Marcelo Rebelo de Sousa “apadrinhou” o aeroporto que não passou de promessa eleitoral

Em conferência de imprensa, o presidente da concelhia do PSD, Nuno Freitas, disse que o Aeroporto Internacional de Coimbra, preconizado pelo PS, “é um projeto falhado à nascença, sem qualquer estudo sério em termos económicos, técnicos ou operacionais, demonstrativo da incompetência solitária da Câmara”, liderada pelo socialista Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na segunda-feira, em Leiria, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que “a única iniciativa em estudo para instalar um aeroporto na zona Centro envolve a Base 5”, em Monte Real, da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa.

O PSD protestou no aeródromo de Coimbra

“O logro eleitoral proposto pelo PS de Coimbra” durante a campanha das últimas autárquicas, em 2017, “é assim inteiramente desmentido pelo próprio ministro do Planeamento do Governo socialista”, realçou Nuno Freitas, deputado da Assembleia Municipal.

PUBLICIDADE

O PSD local apoia “um diálogo regional urgente, entre as CIM de Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco, para a localização e operação de um aeroporto na região Centro com início até 2020”, mostrando “abertura para discutir a utilização” da Base de Monte Real.

Pedro Marques divulgou em Leiria “a posição oficial do Governo socialista sobre o aeroporto da região Centro, afirmando perentoriamente que a única iniciativa em estudo para instalar um aeroporto” no Centro envolve aquela infraestrutura militar.

“Já iniciámos, com forte empenho da CIM de Leiria, um trabalho conjunto entre o meu ministério e o Ministério da Defesa, de avaliação das condições de abertura da Base de Monte Real ao tráfego civil”, disse.

O ministro acentuou que, “depois de muita coisa que se ouviu dizer ao longo dos últimos anos quanto à possibilidade de haver um aeroporto na região Centro, hoje a iniciativa concreta em curso é a situação de Monte Real”.

“Não estamos a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estamos a avaliar a situação concreta de abertura de Monte Real ao tráfego civil”, adiantou Pedro Marques, citado pelo PSD numa nota distribuída hoje aos jornalistas.

O PSD lamenta ainda “o recorde mínimo de investimento público feito em Coimbra nos últimos quatro anos pelo Governo socialista” e enumera, como “exemplos chocantes”, a nova maternidade, o Palácio da Justiça, a estação intermodal, o estabelecimento prisional e o ‘metrobus’, um serviço de autocarros elétricos previsto para a cidade e o canal do Ramal da Lousã, entre Coimbra B e Serpins, que acolheu o transporte público ferroviário durante mais de 100 anos, de 1906 a 2010.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE