Partidos

PSD de Leiria quer universidade técnica no distrito

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-02-2014

O PSD/Leiria defende a evolução do Instituto Politécnico de Leiria para universidade técnica, para servir a zona entre o norte de Lisboa e sul de Coimbra, na moção que vai levar ao congresso dos sociais-democratas na próxima semana.

PUBLICIDADE

Na moção temática, denominada “Fortalecer Portugal! Fortalecer Leiria”, o PSD Distrital considera que, no âmbito da reorganização da rede de ensino superior em curso, o Politécnico de Leiria deve ser universidade técnica.

“Entendemos que o politécnico, com cerca de dez mil alunos e cinco escolas, tem massa crítica ao nível de professores, tem dois grandes centros de investigação, além de que está integrado numa região com grande capacidade económica, e as suas estruturas sentem necessidade para a sua internacionalização da evolução para universidade técnica”, disse hoje o presidente da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, Fernando Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

A moção considera que, para “Fortalecer Portugal”, é necessário “recuperar a economia e aliviar a pressão fiscal sobre as famílias portuguesas”, pelo que sugere a redução da taxa mínima do Imposto Municipal Sobre Imóveis para 0,2% ou a redução do IRS, “através da eliminação da sobretaxa extraordinária de 3,5%, aplicada a vencimentos acima de 485 euros”.

Já ao nível das reformas políticas, o PSD/Leiria preconiza os “círculos eleitorais uninominais para as eleições legislativas e a extensão da limitação de mandatos para o exercício da função parlamentar”, além do “reforço dos meios para melhorar o andamento dos processos nos tribunais e para o combate à corrupção”.

PUBLICIDADE

Programas de estágio para desempregados de longa duração e o reforço dos incentivos à contratação de jovens e à formação de doutores são outras das medidas apontadas pelos sociais-democratas do distrito.

No capítulo regional, o PSD/Leiria refere a necessidade da requalificação integrada da lagoa de Óbidos e do projeto de despoluição das bacias hidrográficas do rio Lis e da ribeira de Seiça, sendo que na saúde as propostas passam pela valorização dos centros hospitalares de Leiria e do Oeste, e do Hospital Termal das Caldas da Rainha.

Nas acessibilidades, os sociais-democratas reiteram o apoio ao projeto de modernização da linha ferroviária do Oeste, mas salientam como prioritária “a adaptação da base aérea de Monte Real” a voos civis.

“A modulação das portagens com descontos na autoestrada 19 (variante da Batalha) e A13 (Alvaiázere/Ansião), por razões ambientais e de proteção do património histórico (Mosteiro da Batalha)” é outro dos temas da moção, que pede a requalificação do Itinerário Complementar 8 e do IC2/Estrada Nacional 1 no troço norte de Pombal.

O XXXV Congresso Nacional do PSD realiza-se de 21 a 23 de fevereiro, em Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE