Coimbra

PSD admite que PS pode meter maternidade de Coimbra em contentores (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-08-2019

A notícia do encerramento temporário na próxima semana da urgência da Maternidade Bissaya Barreto do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é “motivo de preocupação máxima para o PSD de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Hoje, o Partido Social Democrata (PSD) reuniu com a Ordem dos Médicos (Secção Regional do Centro) e com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Após as reuniões, o PSD fez uma comunicação pública da sua posição na porta principal do CHUC.

PUBLICIDADE

A delegação do PSD foi liderada por Mónica Quintela, cabeça de lista do PSD, e pelo Médico e Presidente do PSD Coimbra, Nuno Freitas, contou ainda com a participação das candidatas a deputadas Fátima Ramos e Maria do Céu Alves.

A cabeça de lista do PSD afirma que o que está acontecer não se pode repetir e que o funcionamento da urgência não pode ficar dependente da boa vontade de um médico.

PUBLICIDADE

publicidade

Mónica Quintela sublinhou que existia um alerta para esta possibilidade de encerramento em agosto, mas que a solução adotada não seria a que foi encontrada hoje, o que levaria ao encerramento das urgências.

Esta situações não se podem repetir, é uma situação inédita, nunca tinha acontecido, considerou a advogada, antes de avançar que com o PSD tudo seria diferente.

Nuno Freitas aproveitou o momento para lembrar que o Governo do PSD deixou 4 milhões para a nova maternidade e que se está a assistir a uma guerra de PS contra PS em relação à localização desse equipamento.

O dirigente do PSD espera que não se arranjem soluções “de ir fechando as maternidades de Coimbra, de ir fechando as urgências da maternidade de Coimbra”. 

Nuno Freitas disse mesmo que não se espantava se um dia destes tivéssemos contentores nas maternidades de Coimbra.

O líder da concelhia admite mesmo que por este andar podemos estar caminhar a passos largos para o encerramento das maternidades de Coimbra.

Na cidade de António Arnaut, que é tantas vezes invocado pelos partidos de esquerda, há um pré-ruptura do Serviço Nacional de Saúde, considerou Nuno Freitas, depois ter ter dito que estamos perante uma emergência de saúde pública.

Veja tudo no vídeo NDC:

 

Na sexta-feira, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) revelou que existe uma “preocupante falta de obstetras na zona Centro do país, claramente insuficientes para dar resposta adequada às necessidades dos cidadãos”.

Além da falta de recursos humanos, a SRCOM denuncia também a incorreta dotação de obstetras das duas maternidades de Coimbra.

Em comunicado, o CHUC referiu que “tendo sempre por princípio o atendimento às utentes com toda a segurança, tomou medidas cautelares no sentido de reorientar a eventual procura externa, nesse período, para o seu serviço de obstetrícia A que funciona na Maternidade Daniel de Matos”.

As duas maternidades de Coimbra integram o CHUC, que garante um atendimento “com a mesma qualidade e segurança” em qualquer uma das unidades de obstetrícia, salientava a nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE