Cidade

PS aprovou Orçamento da Câmara Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-12-2018

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou hoje, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019 no valor de 101 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Os documentos foram aprovados com 23 votos a favor do PS, 22 contra do PSD, CDS, PPM, MPT e dos movimentos Somos Coimbra e Cidadãos por Coimbra e seis abstenções da CDU.

PUBLICIDADE

publicidade

O orçamento e as GOP tinham sido aprovados pelo executivo municipal no final de outubro com o voto de qualidade do presidente da autarquia, o socialista Manuel Machado.

O documento para o próximo ano, no valor de 100 milhões e 890 mil euros, é inferior ao de 2018, que rondou os 106 milhões de euros.

PUBLICIDADE

O decréscimo resulta, essencialmente, da redução da taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), que passará dos atuais 0,33% para 0,30%.

No debate desta tarde, Manuel Machado salientou que o “orçamento não aumenta as tarifas da água nem dos transportes”, destacando ainda a redução do IMI para a taxa mínima prevista na lei.

Durante a discussão, em que o documento do executivo foi bastante criticado por falta de estratégia e ambição, Manuel Machado anunciou a reposição do transporte urbano Ecovia, um sistema de transporte de pessoas de e para parques de estacionamento na cidade de Coimbra.

Planeamento, reabilitação e qualificação urbana continuará a ser, em 2019, a área que disporá da maior dotação (25 milhões de euros), seguindo-se a coesão territorial e desenvolvimento socioeconómico, com 16,4 milhões de euros.

O setor da educação, desporto e juventude será reforçado em 16%, dispondo de 8,4 milhões de euros, enquanto a “valorização, promoção cultural e apoio às artes” irá contar com mais de 2,8 milhões de euros.

O orçamento prevê, por outro lado, o aumento das verbas para as freguesias, para as quais serão transferidos mais de quatro milhões de euros (mais cerca de um milhão de euros do que em 2018).

Veja os vídeos no Facebook Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE