Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

PS quis “servir as pessoas” com saída de Penacova de empresa de água

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-03-2020

 O PS de Penacova justificou hoje a saída do município da Associação Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) com a necessidade de “uma nova orientação que sirva as pessoas”.

PUBLICIDADE

“O tema dos novos tarifários da água e do saneamento praticados pela APIN trouxe a Penacova a necessidade de um entendimento e de uma nova orientação que sirva as pessoas”, refere em comunicado a Comissão Política Concelhia de Penacova do PS, presidida por Pedro Alpoim.

Considerando que os autarcas socialistas “são antes de mais também cidadãos”, o partido reconhece que eles vieram igualmente “indagar os motivos dos aumentos, as regras da faturação e, compreensivelmente, solicitar a alteração do que não está bem”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na quarta-feira, a Assembleia Municipal (AM) de Penacova votou por unanimidade (PS, PSD e CDU) a “saída imediata” da autarquia da APIN, aprovando uma proposta do presidente da mesa, Pedro Coimbra, deputado na Assembleia da República e presidente da Federação de Coimbra do PS.

Corroborando as reivindicações do Movimento Espontâneo de Cidadãos (MEC), que se congratulou com a saída de Penacova da empresa multimunicipal, a CDU e o PSD tinham apresentado moções próprias em que também preconizavam a desvinculação da APIN.

PUBLICIDADE

Os dois documentos, no entanto, foram rejeitados pelo PS, contando cada um deles com os votos favoráveis apenas do PSD e da CDU.

“A manifestação que se fez sentir é uma prova de que a democracia em Penacova está viva. As pessoas tiveram o direito de falar, sabendo que seriam ouvidas”, salienta o PS.

Defendendo que a saída da APIN “não devia ter sido uma questão partidária”, o PS recorda que, “lamentavelmente, houve logo quem se infiltrasse no meio dos cidadãos para tirar proveito do descontentamento”.

“Esteve à vista de todos o aproveitamento triste e infeliz de alguns elementos do PSD”, acentua a nota, acusando esta força política de tentar “passar a ideia de que sempre esteve contra”, apesar de ter “votado a favor da entrada de Penacova na APIN”.

Para o PS, o socialista Humberto Oliveira, presidente da Câmara e do conselho de administração da APIN, “teve a humildade de ouvir as pessoas, de privilegiar a opinião destas e seguir o rumo da vontade coletiva”.

Também Pedro Coimbra “está, como sempre esteve, ao lado de Penacova e dos penacovenses”, trabalhando “pela melhoria da qualidade de vida das famílias e dos cidadãos”, de acordo com o comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com