Deputados

PS defende requalificação da ferrovia entre Pampilhosa e Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-03-2014

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra questionaram hoje o ministério da Economia se considera prioritário o investimento de cerca de 25 milhões de euros na requalificação do troço ferroviário entre Pampilhosa-Cantanhede e Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

A linha, com cerca de 50 quilómetros, liga o concelho da Mealhada ao da Figueira da Foz, com passagem por Cantanhede e Montemor-o-Velho, tendo sido encerrada em janeiro de 2009 por questões relacionadas com a segurança da circulação de comboios.

Segundo os socialistas, aquela ferrovia “não pode ficar de fora da equação de opções políticas do Governo no quadro das opções estratégicas de investimento a fazer no país e em particular na região Centro”.

PUBLICIDADE

“A requalificação e eletrificação deste troço, estimada em 25 milhões de euros nos investimentos prioritários nas Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, é uma prerrogativa da região Centro para a prossecução de maior competitividade económica e maior coesão do sistema de transportes que serve as pessoas e as empresas”, lê-se na pergunta formulada.

Os deputados do PS consideram que a ligação Pampilhosa/Figueira da Foz pode ter um papel “crucial como fator de dinamização da economia da região e como via complementar da Linha do Norte no troço Pampilhosa/Alfarelos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os socialistas argumentam ainda que o troço Pampilhosa/Alfarelos “é o mais congestionado do país, com centenas de marchas diárias (Alfa, Intercidades, Serviços internacionais, Sub-urbanos Coimbra – Figueira da Foz, regionais Coimbra – Guarda e Coimbra – Entroncamento, Linha do Oeste e Comboios de Mercadorias).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE