Coimbra

PS 4

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-12-2013

O PS começa hoje a eleger novos presidentes de concelhias, que terão pela primeira vez um mandato de quatro anos, até 2017, e em que na maioria dos municípios se apresenta apenas um candidato.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro, referiu que no processo de eleição das novas direções de concelhias haverá em todo o país 885 atos eleitorais, realizando-se a maioria hoje e no sábado.

No distrito de Coimbra, os atos eleitorais apenas terão lugar nos dias 13 e 14, e em Vila Real nos dias 21 e 22 deste mês.

PUBLICIDADE

Na sequência da aprovação dos novos estatutos do PS em abril de 2012, impõe-se que as eleições nas concelhias se realizem até 90 dias após as eleições autárquicas.

Ao contrário do passado, em que as concelhias possuíam mandatos de dois anos, estas estruturas de base terão a partir de agora quatro anos pela frente – uma mudança que Miguel Laranjeiro disse visar “introduzir estabilidade no processo de ação política”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Por exemplo, nos municípios em que o PS se encontra em minoria, os quatro anos de mandato dão um horizonte temporal alargado para se preparar uma alternativa bem estruturada nas próximas eleições autárquicas”, sustentou o dirigente socialista.

Em relação a casos em que há disputas cerradas pela liderança das concelhias, o secretário nacional do PS para a Organização referiu que a direção do partido acompanha esses processos, que têm na sua origem “questão meramente locais”, e salientou que a condução desses mesmos processos cabe às comissões políticas de federação.

“Mas, na esmagadora maioria dos casos, há candidatos únicos à liderança das concelhias, o que traduz um sinal de estabilidade interna no PS em todo o país”, defendeu Miguel Laranjeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE