Mundo

Proprietário de mina de carvão é detido após acidente que matou 52 pessoas

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-12-2021

O magnata do carvão Mikhail Fediaev foi detido pelas autoridades da Rússia no âmbito do acidente que ocorreu a 25 de novembro numa das suas minas e que provocou 52 mortos, disseram hoje as autoridades russas.

PUBLICIDADE

O proprietário do grupo SDS-Ougol, assim como o seu gerente-geral Guennady Alekseyev, o seu diretor técnico Anton Yakutov e o engenheiro-chefe da mina Anatoly Lobanov foram detidos por suspeita de violação das normas de segurança industrial e abuso de poder, declarou hoje o Comité de Investigação russo.

A mina de carvão russa de Kemerovo fica localizada na Sibéria Oriental e o incêndio ocorrido no local a 25 de novembro provocou a morte de pelo menos 46 mineiros e seis socorristas.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o departamento regional do Ministério para as Situações de Emergência, no momento do acidente encontravam-se na exploração mineira um total de 285 trabalhadores.

A administração da mina informou que o incêndio, a 250 metros de profundidade, foi causado por uma explosão do sistema de ventilação.

PUBLICIDADE

A mina começou a laborar em 1956, tendo sido reconstruída e modernizada após o fim da União Soviética. Em 2004, uma explosão na mesma mina provocou a morte a 13 mineiros.

Este acidente foi o mais grave em toda a região da Sibéria Oriental depois da tragédia que ocorreu na mina “Raspadskaya”, em 2010, quando morreram 91 trabalhadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE