Cidade

Proposta fixação de zona de proteção da Igreja de Santo António dos Olivais em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-12-2019

Proposta fixação de zona de proteção da Igreja de Santo António dos Olivais em Coimbra

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) propôs a fixação de uma zona especial de proteção da Igreja de Santo António dos Olivais, em Coimbra, edifício já classificado como imóvel de interesse público.

PUBLICIDADE

O anúncio, publicado hoje em Diário da República, propõe à Secretaria de Estado da Cultura a fixação de uma zona especial de proteção (ZEP) da “Igreja de Santo António dos Olivais, com seu adro, escadório e capelas”, no Largo Padre Estrela Ferraz, em Coimbra.

A proposta é sustentada por um parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, de 19 de junho, decorrendo agora um período de 30 dias úteis de consulta pública do projeto.

PUBLICIDADE

publicidade

A igreja está classificada como imóvel de interesse público desde 1963.

De acordo com a página da Internet da DGPC, a igreja impõe ao espaço “uma cenografia barroca, própria das igrejas de peregrinação setecentistas”.

PUBLICIDADE

Naquele lugar, há referência de uma capela dedicada a Santo Antão, pelo menos desde o século XIII, e ali foi fundado um convento de franciscanos, nesse mesmo século.

A capela, entretanto dedicada a Santo António, sofreu uma ampliação no século XV, voltando a sofrer nova intervenção arquitetónica no período barroco, “que lhe conferiu o aspeto atual”.

Com a extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido e acabou por desaparecer vítima de um incêndio em 1851, sendo que do antigo complexo conventual apenas subsistiu a igreja, refere a DGPC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE