Projetos de eficiência energética vão poupar 11 Milhões em 48 entidades do Estado

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-01-2018

 O programa para a sustentabilidade vai apoiar projetos de eficiência energética em 48 entidades públicas, no valor de 138 milhões de euros, intervenções que permitirão poupanças de 10,8 milhões de euros, refere o Ministério do Ambiente.

PUBLICIDADE

eficiência energética

Estas ajudas vão levar a uma “diminuição dos consumos de energia primária estimada em mais de 24 mil tep (toneladas equivalentes de petróleo), o que poderá representar uma poupança média anual de cerca de 10,8 milhões de euros na fatura energética do Estado”, segundo uma informação hoje divulgada.

PUBLICIDADE

Além do efeito de poupança de energia, as alterações concretizadas através dos 103 projetos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), deverão permitir igualmente uma redução das emissões de gases com efeito de estufa.

“Estima-se, também, que estas intervenções garantam uma diminuição de emissões de gases com efeito de estufa anual de 48,2 mil tCO2eq (toneladas equivalentes de CO2 [dióxido de carbono]”, acrescenta o ministério liderado por João Matos Fernandes.

PUBLICIDADE

Os projetos a ser apoiados são de responsabilidade de 48 entidades do Estado, entre organismos da Administração Central, centros hospitalares, universidades ou institutos politécnicos.

Os investimentos financiados pelo POSEUR serão apresentados na quarta-feira numa sessão presidida pelo ministro do Ambiente, e que irá decorrer em Coimbra.

No âmbito do apoio à execução de medidas de eficiência energética nos edifícios da administração pública central, numa primeira fase, o POSEUR apoiou 26 projetos, com um financiamento de 54,6 milhões de euros.

A segunda fase permitirá o apoio a mais 77 projetos, com um financiamento a atingir 83,2 milhões de euros.

Entre as soluções concretizadas através das intervenções apoiadas estão a instalação de janelas e iluminação mais eficientes, de painéis solares térmicos e de isolamento térmico nos edifícios.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE