Coimbra

Projeto sediado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra pretende evitar o abandono escolar

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-05-2021

Contribuir para a redução da pobreza e exclusão social de estudantes de licenciatura em Enfermagem em comprovada situação de carência económica, desde que empenhados na conclusão do curso, é o objetivo de um fundo de apoio criado pelo Capítulo Phi-Xi da Sigma Theta Tau Internacional (sociedade honorífica de enfermagem) que está sediado em Portugal, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

PUBLICIDADE

O fundo, que se destina a estudantes do 1º ciclo de formação em Enfermagem, de escolas do ensino superior público no país, e que começou com uma verba de cerca de 5 mil euros, existirá durante dois anos (até dezembro de 2023).

Os apoios a conceder podem assumir a forma de pagamento de uma ou mais prestações de propinas, de pagamento de mensalidade(s) de alojamento, de concessão de refeições, auxílio na compra de passe ou de títulos para transporte público, ou ainda a comparticipação de despesas inadiáveis de saúde.

PUBLICIDADE

“Em situações de crise social, como a que se vive hoje, mercê da pandemia por SARS-CoV-2, torna-se urgente apoiar os estudantes para contribuir para evitar o abandono e o insucesso escolar, a nível do ensino superior público nacional, e muito particularmente, apoiar os estudantes de enfermagem que frequentam o ensino superior público nacional, de forma a promover a inclusão social, a equidade e a igualdade de oportunidades”, lê-se no regulamento do Fundo de Apoio de Emergência do Capítulo Phi-Xi a Estudantes de Enfermagem.

São elegíveis, para efeitos de atribuição de apoio pecuniário no âmbito do Fundo, os estudantes matriculados e inscritos num curso de licenciatura em Enfermagem em escola de enfermagem nacional pública, com nacionalidade portuguesa, com Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, ou que tenham ingressado na instituição de ensino superior pelo regime de PALOP. Não são abrangidos estudantes ao abrigo do estatuto de estudante internacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Os custos inerentes ao projeto do Fundo, que se inspira também no 1º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a alcançar, até 2030, por proposta da Nações Unidas – Erradicar a pobreza –, são suportados por iniciativas desenvolvidas pelo Capítulo Phi-Xi, pelas associações de estudantes ou pela Federação Nacional de Estudantes de Enfermagem, por donativos, ou protocolos que se venham a estabelecer.

Os particulares ou empresas interessados podem, também, contribuir para o Fundo, através de uma de duas formas: ou por transferência bancária ou na plataforma GoFundMe. Mais informações na página web da ESEnfC.

Criada em 1922, a Sigma Theta Tau Internacional é uma sociedade honorífica de enfermagem que dedica as suas atividades à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de enfermagem. O capítulo Phi-Xi da Sigma foi formalmente constituído em setembro de 2011.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE