Coimbra

Projeto da Universidade de Coimbra, Colégio São Teotónio e Águas da Figueira premiado a nível nacional

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-01-2019

O projeto desenvolvido pelo Colégio São Teotónio, em parceria com a Águas da Figueira e a Universidade de Coimbra, arrecadou o 2º lugar no concurso nacional “A Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

Através deste trabalho, intitulado “Resíduos2Recursos: microbiotecnologia no futuro na reciclagem”, os alunos criaram um processo para a remoção do fósforo das lamas provenientes das ETAR, produzindo, numa fase posterior, um produto utilizável na agricultura.

Candidataram-se aos prémios Ilídio Pinho cerca de 1.300 escolas dos ensinos básico, secundário e profissional, de todo o país, o projeto apresentado pelo Colégio São Teotónio foi selecionado para uma mostra nacional que reuniu os 100 melhores trabalhos, e foi agora premiado no escalão referente aos 10º, 11º e 12º anos e ao ensino profissional.

PUBLICIDADE

O projeto tem uma forte componente ambiental, já que o fósforo é um elemento necessário à agricultura (cujas fontes de fornecimento tradicionais estão quase esgotadas), e a Europa não tem reservas deste mineral, fundamental ao crescimento das plantas. Para dar resposta a essa carência, é essencial a criação de soluções em que se gera riqueza sem prejudicar o ambiente.

Antecipando essas necessidades, a Águas da Figueira está a dar continuidade a este projeto, numa parceria com a Universidade de Coimbra, com o objetivo de transformar as ETAR em unidades recuperadoras não só de água e de energia, mas também de fósforo.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE