Coimbra

Programação do Convento São Francisco aposta nos agentes culturais de Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

Tornar a programação do Convento São Francisco (CSF) acessível a todos os públicos, apostando num grande envolvimento dos agentes culturais de Coimbra, é um dos grandes objetivos do programa que vai decorrer neste equipamento cultural até ao final do ano.

PUBLICIDADE

Apresentada esta quinta-feira, a vasta programação foi cuidadosamente pensada, como explicou o diretor do CSF, Francisco Paz, “sem baixar de qualidade”.

“Temos a preocupação de tornar a cultura acessível a todos em termos de preços”, sublinhou, destacando ainda o facto de o programa apostar no envolvimento das escolas do concelho”.

PUBLICIDADE

publicidade

O festival “Correntes de um só rio – encontro da canção, do fado, da música e das guitarras de Coimbra”, a 9 de outubro, é um dos destaques da programação, assim como o “Café Curto”, que vai continuar a promover os artistas do município.

Os concertos de jazz com Maria João & Carlos Bica e de Mário Laginha com a Filarmónica União Taveirense, no âmbito dos 20 anos do Festival Internacional de Jazz de Coimbra – Jazz ao Centro; o espetáculo do Teatrão “Gota d’ Água (preta)”, célebre música de Chico Buarque e Paulo Pontes; a criação “Segunda 2” do bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro; os “Concertos para bebés” e “Bebés com asas”; as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil; o espetáculo “Sangue nas Palavras”, que homenageia Ary dos Santos; e os concertos de Teresa Salgueiro, The Gift e Aurea são apenas algumas das atrações da programação.

PUBLICIDADE

Destaque ainda para o concerto dos Anaquim que celebram 15 anos de carreira num evento que contará também com a presença da banda “Os Quatro e Meia”.

A programação irá homenagear ainda Rui Pato, com o espetáculo “O Rapaz do Bairro”, já a 5 de outubro.

O humor de Pedro Tochas, a alegria de João Baião e a magia de Luís de Matos também enriquecem a programação do Convento, assim como o “sensível” espetáculo “Une histoire bizarre – uma viagem com pessoas que tiveram que migrar ou procurar refúgio”, que junta nove países, culturas e realidades distintas.

Francisco Paz enalteceu ainda o facto de a programação envolver as escolas do concelho e sublinhou a importância de “conciliar a oferta corporativa com a oferta cultural” neste equipamento cultural, uma vez que é muito importante em termos económicos não só para o Convento mas também para a cidade, já que há eventos, como alguns congressos, que movimentam centenas de pessoas.

A apresentação deste programa marcou a despedida de Francisco Paz como diretor do Convento São Francisco. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, explicou que Francisco Paz completa 70 anos a 5 de outubro, deixando por isso de exercer funções. Em nome do Município, agradeceu-lhe pela “missão completa e exigente que cumpriu exemplarmente” e por “toda a ajuda que deu nesta fase de transição”.

Francisco Paz cessa funções a 4 de outubro, sendo substituído no cargo por Paulo Pires, a 6 de outubro.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE