Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Profissionais portugueses preferem… 2 dias em casa e 3 dias no escritório –

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-09-2020

De acordo com os resultados de um inquérito realizado pela Hays, grupo líder em recrutamento de profissionais qualificados, o cenário ideal para os profissionais portugueses seria 2 dias de trabalho remoto e 3 dias de trabalho presencial.

PUBLICIDADE

No entanto, os resultados deste inquérito realizado a 607 profissionais qualificados indicam que, em termos gerais, as opiniões divergem quanto ao equilíbrio ideal entre trabalhar a partir de casa e trabalhar presencialmente. A maioria dos profissionais parece estar dividida entre 2 ou 3 dias de trabalho remoto por semana, e 19% indicam mesmo que gostariam de trabalhar apenas 1 dia por semana no escritório ou local de trabalho. No global, a inclinação natural da maioria dos inquiridos parece apontar para uma maior preferência por trabalho remoto do que trabalho presencial.

PUBLICIDADE

publicidade

Cerca de 79% dos profissionais inquiridos indicam que tiveram possibilidade de trabalhar a partir de casa durante o período de quarentena. Destes, 46% consideram que a sua produtividade se manteve, e 39% indicam mesmo que melhorou. 50% indicam que a qualidade da sua vida familiar melhorou – trata-se do fator onde existe maior consenso em termos de uma melhoria efetiva.

PUBLICIDADE

No entanto, alguns fatores como o da saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional parecem estar bastante polarizados. Apenas 21% consideram que o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional se manteve, sendo que 32% indicam que piorou e 46% indicam que melhorou. O mesmo acontece com a saúde mental, que para 30% dos inquiridos piorou, e para 25% melhorou.

 

 

Ainda de acordo com os profissionais inquiridos, 41% estão neste momento a trabalhar a partir de casa, 32% estão a dividir o seu horário de trabalho entre trabalho remoto e presencial e 27% estão de regresso ao local de trabalho a tempo inteiro, sem trabalho remoto.

Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal, comenta estes resultados: “O contexto de pandemia veio acelerar de forma inédita novas formas de trabalho e colocar inúmeros desafios a empresas e profissionais. O mercado está ainda em fase de adaptação, e tudo parece indicar que soluções “one-fits-all” não vão ser bem sucedidas – o trabalho remoto será a solução ideal para alguns profissionais e empresas, mas não para outros. O desafio dos próximos tempos passa por encontrar o equilíbrio certo entre as necessidades dos profissionais e a realidade de cada negócio, e há que fazê-lo com ponderação, medindo resultados e adaptando soluções consoante as aprendizagens.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com