Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Professores discordam de serviços mínimos no dia da greve

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-06-2017

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira critica, mas respeita, a decisão de serem assegurados serviços mínimos para o dia da greve dos professores, apelando aos docentes destacados para usarem um autocolante de protesto.

PUBLICIDADE

060810 MARIO NOGUEIRA DIRIGENTE DA FENEPROFCOIMBRAGONCALO MANUEL MARTINS

Hoje foi anunciado que serão assegurados serviços mínimos para a greve dos professores, marcada para dia 21 – dia de exames -, decisão que a Fenprof “discorda”, mas respeita, disse o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, que falava durante uma declaração aos jornalistas, na sede do Sindicato dos Professores da Região Centro, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Mário Nogueira sublinhou que a decisão cria ainda mais indignação nos professores e apelou aos docentes que forem destacados para usarem um autocolante em que se leia “Professores em Luta; Serviços mínimos”.

Até ao final do dia 20, a estrutura sindical vai manter a porta aberta às negociações com a tutela, ao mesmo tempo que vai estar a mobilizar os professores para uma “grande greve”, acrescentou o dirigente sindical.

PUBLICIDADE

O secretário-geral realçou também que a luta dos professores “manter-se-á no ano letivo que se aproxima”, caso os problemas que apontam não mereçam resposta por parte do Governo.

A Federação Nacional de Educação (FNE) afirmou hoje, por seu lado, respeitar a decisão do Colégio Arbitral de estabelecer serviços mínimos para a greve de 21 de junho, mas alerta que não reduz as razões da insatisfação dos professores.

“Os docentes portugueses que não forem chamados para assegurar os serviços mínimos estarão em greve em relação a todo o restante serviço docente, atividades letivas e não letivas que lhes estiverem distribuídas para esse dia”, diz também a FNE em comunicado hoje divulgado.

A federação sindical recorda que “continua a haver total disponibilidade” para encontrar soluções, em diálogo com o Ministério da Educação e realça que, “a não haver resposta aos problemas identificados como mais significativos, não haverá outra alternativa que não seja a marcação de novas iniciativas de contestação”.

O Ministério da Educação garantiu hoje estarem reunidas as condições para que os exames nacionais e as provas de aferição se realizem dentro da “necessária normalidade” com a fixação dos serviços mínimos para a greve dos professores pelo Colégio Arbitral, marcada para 21 de junho.

O ministério liderado Tiago Brandão Rodrigues adiantou ainda que “sempre esteve, e estará, aberto ao diálogo com as estruturas sindicais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com