Educação

Professora da ESEnfC eleita presidente da Comissão Setorial para a Educação e Formação

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-01-2022

Manuela Frederico-Ferreira, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é a nova  presidente da Comissão Setorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade (IPQ),  eleita para o período 2022-2025. 

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Coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação da ESEnfC (desde 2006), Manuela Frederico Ferreira, que desde há sete anos participa naquela comissão setorial, será coadjuvada nas novas funções por  dois vice-presidentes: Pedro Miguel Oliveira (ATEC – Academia de Formação) e Rui Pulido Valente (APQ). 

A docente da ESEnfC tem sido uma das impulsionadoras do Congresso Internacional Desafios da Qualidade  em Instituições de Ensino Superior que, em 2021, conheceu a quarta edição e que conta com a parceria da  Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra. 

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Manuela Frederico-Ferreira é pós-doutorada em Ciências Empresariais (2012) pela Universidade do Porto,  doutorada em Ciências Empresariais – área de Organização e Políticas Empresariais (2005) pela Universidade  do Minho (com a tese “Empenhamento Organizacional de Profissionais de Saúde em Hospitais com Diferentes  Modelos de Gestão”) e mestre em Gestão e Economia da Saúde (1998) pela Universidade de Coimbra. 

A professora coordenadora da ESEnfC detém, ainda, um MBA em Auditoria Interna (2021), pelo Instituto  Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra, bem como os cursos médios  de Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – Especialização em Gestão (2018), pela AESE Business  School, e de Direção Estratégica de Instituições de Ensino Superior (2014), pela Universidade Politécnica da  Catalunha. 

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A Comissão Setorial para a Educação e Formação do IPQ tem por objetivos gerais analisar, promover e  dinamizar as várias componentes que influenciam a qualidade nos setores e instituições da Educação (aos  diferentes níveis) e da Formação, preparando recomendações para a respetiva melhoria. 

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