Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

Prisão preventiva para 13 elementos do gangue dos catalisadores (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-03-2022

O Tribunal de Coimbra decretou prisão preventiva para 13 dos 21 detidos no âmbito da operação Palladium, relacionada com relacionada com o furto de catalisadores. Aos restantes arguidos foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas às autoridades. 

PUBLICIDADE

Os suspeitos, 17 homens e quatro mulheres, com idades entre os 30 e os 40 anos, foram presentes a juiz de instrução criminal, para primeiro interrogatório judicial, e respondem por crimes de furto, recetação, branqueamento de capitais, associação criminosa, simulação de crime, detenção de arma proibida e tráfico de estupefacientes e pessoas. 

A Operação Palladium é o culminar de cerca de um ano de investigação, realizada sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado e recetação  de catalisadores, branqueamento de capitais, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, associação criminosa, simulação de crime e detenção de arma proibida.

PUBLICIDADE

publicidade

A operação desencadeada na passada terça-feira contou com o empenhamento de meios da Unidade Especial de Polícia, Comando Metropolitano de Lisboa, Comando Metropolitano do Porto, Comandos Distritais de Aveiro e Leiria, bem como da Guarda Nacional Republicana, sendo o objetivo dar cumprimento a 30 mandados de busca domiciliária e inúmeros mandados de busca não domiciliária.

Os suspeitos começaram a ser ouvidos no Tribunal de Coimbra na passada quarta-feira e só terminou hoje. A PSP montou uma mega operação junto ao Palácio da Justiça, com fortes medidas de segurança e a circulação de pessoas vedada.

PUBLICIDADE

Ao que o Notícias de Coimbra apurou, os detidos foram divididos em dois grupos, um dos quais pernoitou nas instalações da PSP de Coimbra e o outro na do Porto.

Numa nota de imprensa em que revela as medidas de coação aplicadas aos detidos, a PSP de Coimbra refere que ” acredita ter desmantelado um grupo que, com algum nível de organização, procedeu ao furto de catalisadores com elevada mobilidade, nomeadamente nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa”.

Veja o direto NDC com a chegada de alguns dos arguidos ao Tribunal de Coimbra:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com