Coimbra

Prio quer ter 200 carregadores rápidos de veículos elétricos até 2020

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-10-2018
 

A Prio quer ter 200 pontos de carregamentos rápidos (PCR) de veículos elétricos, em 2020, num “investimento adicional de um milhão de euros”, segundo Luís Martins, administrador da empresa com o pelouro da mobilidade elétrica.

PUBLICIDADE

Atualmente, a empresa disponibiliza 150 carregadores, dos quais cinco são PCR, precisou o responsável aos jornalistas, dias antes do início do pagamento na rede de carregamento rápido.

PUBLICIDADE

“O investimento adicional depende dos equipamentos, da tecnologia. O principal investimento está feito. Entre 2012 e 2018 fizemos um investimentos de dois milhões de euros em investigação e desenvolvimento”, afirmou o responsável, informando que até ao final do ano a Prio vai continuar sem cobrar o carregamento nos PCR.

“Até hoje fizemos um investimento brutal na fase de testes, antes da comercialização. Este ano foram 10 mil euros por mês para entregar eletricidade gratuita”, referiu o responsável, indicando que a Prio entregou “mais de mil MWh” gratuitamente.

PUBLICIDADE

publicidade

A partir de janeiro de 2019, os preços da empresa serão definidos com base nos minutos gastos nos carregamentos, com base no perfil de utilização e sem taxas de ativação, acrescentou Luís Martins, explicando a estratégia de manter preços mais baixos que a concorrência nomeadamente ao “potenciar a rotação do ponto de venda”.

“Não gostamos de quem chega, liga, fica parado e vai às compras e tira lugar a outro”, resumiu.

A empresa também não irá distinguir, por agora, preços conforme a localização geográfica dos carregadores, notando, porém, o exemplo de um posto em Coimbra concessionado por 10 anos.

Entre as novidades da empresa estão testes no abastecimento em casa, um protocolo com um instituto superior e um projeto de carro autónomo.

OS PCR possibilitam carregar entre 100 a 150 quilómetros em 30 minutos.

Na ocasião esteve ainda Marcos Lopes, da direção da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, que reafirmou que o preço de carregamentos de veículos elétricos se manterá abaixo da fatura com combustíveis fósseis

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE