Presidente da Câmara recebe Princesa Cindazunda

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-08-2017

A Câmara Municipal de Coimbra confirma o que foi antecipado por Notícias de Coimbra: Informamos que a estátua que vai ornar a placa central da Praça do Arnado será colocada amanhã, a partir das 9h00. Os trabalhos serão acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

IMG_20170801_181343

A escultura da Princesa Cindazunda, da autoria de Pedro Figueiredo, vai ser afixada na rotunda que já faz parte da paisagem do Largo do Arnado e está inserida no projecto de requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro.

PUBLICIDADE

A execução da escultura custou 13 000, 00 euros. O serviço de fundição em bronze da Cindazunda ficou por 14 750,00 euros.

A obra de construção civil foi entregue em dezembro de 2016 à empresa Vibeiras, a empresa que mudou o Terreiro da Erva, que tinha 180 dias para fazer a obra por 597.087,61.

PUBLICIDADE

publicidade

O pressuposto desta requalificação passa, de acordo com a CMC “por maximizar as áreas destinadas aos peões, minimizando, ao mesmo tempo, as vias de circulação dos automóveis”, mas a iniciativa tem merecido criticas de vários sectores e até a rotunda teve de ser alterada  antes da obra que “tem dado cabo dos nervos” a comerciantes e automobilistas.

Em termos funcionais, a futura rotunda permitirá, segundo a CMC,  diminuir trajetos – proporcionando, também, benefícios ambientais – a quem hoje pretende fazer inversão de marcha e se vê obrigado a percorrer o quarteirão formado pelas ruas Doutor Manuel Rodrigues/Rosa Falcão e João Machado. Tendo em conta a intensidade de tráfego e a utilização intensiva das passadeiras desta zona, continuará a haver semáforos, mas apenas nas entradas da rotunda.

aeminium

Posteriormente, Manuel Machado anunciou que Câmara Municipal de Coimbra estava a negociar uma solução com Infraestuturas de Portugal que permitirá ligar, a partir da “rotunda da princesa”, as avenidas Fernão de Magalhães e Cidade Aeminium, pela Rua do Arnado, obra que inclui a construção de uma rotunda na beira-rio.

estevão cabral

Entretanto, a Infraestruturas de Portugal (IP)  já autorizou a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a abrir uma ligação rodoviária entre as Av. Fernão Magalhães e Cidade Aeminium, através da Rua Padre Estêvão Cabral.

 

PAV 1

 

A autarquia já aprovou o lançamento do concurso de Ligação dos  Parques de Estacionamento Av. Fernão de Magalhães/Rua Padre Estevão Cabral)”, que permitirá ligar os parques através da abertura de um arruamento paralelo à linha de caminho de ferro, mas o traçado da via está condicionado pelos pilares do viaduto do IC2 e pelo parque de estacionamento do restaurante (McDonald´s) existente nesta zona.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE