Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeiro Templo Ecuménico Universalista do Mundo comemora um ano

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-09-2017

 

PUBLICIDADE

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo assinala no dia 11 de setembro o primeiro aniversário do Templo Ecuménico Universalista, com uma abertura excecional à segunda-feira e entradas gratuitas.

DCIM102GOPRO

O Templo Ecuménico Universalista foi inaugurado a 11 de setembro de 2016, na presença do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, e de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

Nos últimos quatro meses, o Templo Ecuménico, recebeu cerca de 3 000 visitantes.

PUBLICIDADE

publicidade

Este equipamento está aberto ao público de forma plena desde maio, aquando da abertura do Observatório das Religiões. Até então era acessível apenas a grupos e com marcação prévia.

Embora integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã, localiza-se próximo mas fora do perímetro do parque temático, de acesso independente e por caminho florestal, respeitando o meio natural Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

O edifício piramidal tem na sua envolvência estruturas simbólicas, representativas de várias religiões, e no seu interior o Observatório das Religiões. Situa-se no topo da colina do Parque Biológico da Serra da Lousã, com vistas para os concelhos circundantes de Lousã, Vila Nova de Poiares, Penela e Coimbra.

A pirâmide tem a altura de 13,40 m igual à dimensão do Templo de Salomão, construído no séc. XI AC, em Jerusalém.

O Templo integra um espaço interpretativo e multimédia, das várias religiões existentes no mundo, com especial foco nas 15 mais representativas, onde se inclui o Ateísmo. Cada uma tem um módulo explicativo dos princípios que as rege e um mapa-mundo onde se localiza com mais expressividade.

Integra uma cronologia com os principais acontecimentos religiosos no decurso da humanidade, fazendo um cruzamento entre factos e acontecimentos nefastos e positivos que decorreram sob o contexto ou pretexto religioso.

O Templo Ecuménico Universalista está aberto todos os dias, exceto à segunda-feira. O horário é entre as 9:30 e as 18:30 horas, com fecho de uma hora para almoço. Na bilheteira é possível adquirir ingressos de entrada ou pacotes de visita, que integram o Parque Biológico da Serra da Lousã e até mesmo refeições no Restaurante Museu da Chanfana. O sistema de bilheteira funciona em estreita articulação com o Parque Biológico, na medida em que o Templo pertence ao conjunto filosófico e turístico TRIVIUM.

O TRIVIUM é dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade: o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente e a liberdade de pensar, e o Templo Ecuménico Universalista que representa, independentemente da fé de cada um, o espírito e a fraternidade.

A escolha do 11 de setembro para a inauguração constitui um memorial ao atentado às torres gémeas em Nova Iorque, em 2001, e eterniza uma homenagem a todas as vítimas da barbárie gerada por fundamentalismos intolerantes, ao longo dos séculos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com